segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mohamed Salah (FC Basel 1893)

Bookmark and Share


Existem jogadores que nos deixam algumas dúvidas sobre a possibilidade de se tornarem figuras de referência no futuro e, muitas vezes, não é possível prever o desenvolvimento de um jovem futebolista. A linha que separa uma promessa de um craque é muito grande e as escolhas que um atleta toma ao longo da sua carreira influenciam, inevitavelmente, a sua tentativa de chegar ao topo. Como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Zidane, Pirlo, Luís Figo, Ryan Giggs, Paul Scholes, Xavi e Iniesta há poucos. É preciso disciplina, trabalho, trabalho e trabalho. O talento também conta, mas sozinho pouco ou nada vale.

Mohamed Salah tem talento, falta provar que possui o resto. Aos 20 anos, o jovem egípcio que assinou em Abril pelos suíços do Basileia transpira futebol. Conduz a bola rapidamente e com os dois pés, remata fácil, tem visão de jogo, desmarca-se exemplarmente sem bola, apesar de denotar ainda algum individualismo natural para a sua idade. Até ao momento, na minha opinião, trata-se da grande revelação dos Jogos Olímpicos de Londres. Dois golos em dois jogos, acompanhados por momentos de puro génio. Só não será uma referência do Egipto e do futebol mundial se não quiser.


Nome: Mohamed Salah Ghaly
Nascimento: 15/06/1992 (20 anos)
Naturalidade: Basyoun - Egipto
Altura: 175 cm
Peso: 69 kg
Posição: Extremo
Clube: FC Basel 1893 - Suíça
Percurso: Arab Contractors (2007-2012); FC Basel 1893 (desde 2012)
Nº Camisola: 22


O ditado é antigo e diz o seguinte: «Há males que surgem por bem». Mohamed Salah que o diga. Se não fosse o desastre do Estádio de Port Said, em Fevereiro de 2012, o jovem jogador provavelmente não assinaria por um clube europeu tão rapidamente, no caso o Basileia. Tudo aconteceu desta forma, porque a primeira liga egípcia foi cancelada e os atletas desse campeonato ficaram sem jogar. Salah treinou durante alguns meses com a seleção sub-23 do Egipto, até que a sua actual equipa, na iminência de perder Xherdan Shaqiri para o Bayern Munique (o que veio a acontecer), decidiu investir no talento do país dos faraós para seu sucessor. E parece que acertou em cheio!

As primeiras indicações de Mohamed Salah neste Jogos Olímpicos têm sido demolidoras. Joga ao lado da lenda Mohamed Aboutrika e, além do primeiro nome, parece ter muito mais em comum com o experiente médio ofensivo egípcio, para muitos o melhor de todos os tempos. O primeiro golo na prova aconteceu frente ao poderoso Brasil de Neymar, que depois de estar a vencer por 3-0 ainda se assustou quando os norte-africanos chegaram ao 3-2. Domingo, diante da Nova Zelândia, Salah atacou de novo, com mais um golo que empatou o encontro com a formação da Oceânia (1-1).

Ao serviço do Basileia, a jovem promessa também já fez o gosto ao pé num encontro de carácter particular, mais precisamente na derrota frente aos romenos do Steaua de Bucareste (4-2). A nível internacional, com apenas duas décadas de existência, Mohamed Salah já é um habitual convocado da selecção sénior, apresentando até ao momento o impressionante score de oito golos em treze partidas.

Vídeo:


Caso o Egipto avance para os quartos-de-final, e para isso só servirá uma vitória frente à Bielorrússia no próximo compromisso, Mohamed Salah será certamente uma peça-chave da equipa. Com Aboutrika, alia-se a juventude à experiência, a irreverência à responsabilidade, e quem beneficia é apenas o conjunto egípcio. No Basileia e numa liga como a da Suíça, o jovem atleta poderá aproveitar para convencer os grandes europeus a abrir os cordões à bolsa para adquirir o seu passe. O potencial está lá, resta saber canalizá-lo da melhor forma.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário