quarta-feira, 11 de julho de 2012

André André (Vitória SC)

Bookmark and Share


O aproveitamento dos jovens oriundos das camadas jovens é já uma prática muito comum no Varzim. O clube nortenho recorre constantemente "à prata da casa" para compor o seu plantel, não havendo qualquer receio em apostar nos miúdos formados nos escalões de base. Por tudo isto, o Varzim é visto como um novo viveiro de jovens talentos do futebol português, uma política que poderia ter maiores seguidores no nosso país.

Jogadores como Yazalde, Neto e Salvador Agra foram dados a conhecer pelo emblema poveiro, que serviu assim de trampolim para os jovens se afirmarem no panorama nacional. A boa época realizada pela turma da Póvoa de Varzim, que culminou com a subida à Liga Orangina, permitiu que André André ficasse no radar de alguns clubes do primeiro escalão. Esta é assim mais uma demonstração da qualidade que o Varzim apresenta no futebol jovem e que tantos jogadores tem projetado para as provas profissionais.


Nome: André Filipe Brás André
Nascimento: 26-08-1989 (22 anos)
Naturalidade: Vila do Conde
Altura: 177 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio Centro
Clube: Varzim SC
Percurso: Varzim (2005-2007, 2008-2012), FC Porto (2007-2008), Deportivo B (2010), Vitória SC (desde 2012)
Nº Camisola: -


Filho de André, antiga glória do FC Porto, o jovem fez praticamente todo o seu percurso de formação na equipa poveira. Praticamente, pois o médio cumpriu o seu último ano de júnior no FC Porto, completando a sua formação num clube com outro nível competitivo. O regresso à casa mãe consumou-se na temporada seguinte, com o jovem a iniciar a sua actividade profissional em 2008/2009 no seu Varzim. Na Liga Orangina, André André realizou duas épocas muito boas, sendo utilizado com regularidade e mostrando-se um médio capaz de efectuar o vaivém constante entre a defesa e o ataque.

Os seus atributos, especialmente em termos de leitura de jogo, chamaram a atenção dos espanhóis do Deportivo, que o recrutaram para a equipa B na temporada 2010/2011. Contudo, a sua experiência na Corunha não correu como desejava e, por isso, regressou ao Varzim em Janeiro, não evitando a descida do clube à 2ª Divisão.

A passagem pelas competições não profissionais foi curta, pois os alvi-negros asseguraram a subida à Orangina, com o capitão André André a desempenhar um papel fulcral. Assumindo-se como o patrão do meio-campo, o jovem destacou-se pela fantástica qualidade de passe e pela sua admirável entrega ao jogo, que lhe permite recuperar inúmeras bolas ao longo dos 90 minutos. Para além disso, o médio foi autor de 12 golos, alguns deles obtidos de grande penalidade, comprovando o contributo decisivo que teve para a subida de divisão.

Os excelentes desempenhos despertaram a curiosidade de vários clubes do primeiro escalão, tendo o Vitória de Guimarães assegurado o seu concurso para os próximos três anos, depois de o jovem, ao que se consta, ter rejeitado uma proposta oriunda do Benfica. Na Cidade Berço, André André fará parte do plantel principal, o que lhe dará a hipótese de crescer com o técnico Rui Vitória, responsável pelo lançamento de vários jovens no futebol nacional.

Filipe Jesus

1 comentários:

JPereira disse...

Ainda bem q ainda há clubes a apostar nos jovens.
Grande Varzim, devia haver algum tipo de apoio para parabenizar estas formações.

12 de julho de 2012 às 11:45

Enviar um comentário