quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gylfi Sigurdsson (Tottenham Hotspur FC)

Bookmark and Share


Chegou ao fim a novela em torno de Gylfi Sigurdsson. O jovem foi oficialmente confirmado pelo Tottenham, pondo fim às dúvidas que o colocavam na rota do Swansea e, mais recentemente, do Liverpool. O jovem é assim o primeiro reforço de André Villas-Boas nos Spurs e será seguramente uma mais-valia para o técnico português na próxima temporada.

Sigurdsson foi uma das grandes revelações da última temporada em Inglaterra, depois de chegar em Janeiro ao Swansea por empréstimo do Hoffenheim. O jogador islandês chegou ao seu novo clube, pegou de estaca e conseguiu uns impressionantes sete golos e cinco assistências em dezoito partidas oficiais na Premier League. Golos de longa distância, boa capacidade de finalização e livres directos. Estas são qualidades que Sigurdsson trata por tu.


Nome: Gylfi Sigurdsson
Nascimento: 08/09/1989 (22 anos)
Naturalidade: Hafnarfjordur - Islândia
Altura: 186 cm
Peso: 77 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Tottenham Hotspur FC - Inglaterra
Percurso: FH (2002); Breidablik (2003/2005); Reading (2005/2010) - empréstimos ao Shrewsbury Town (2008) e Crewe Alexandra (2009); 1899 Hoffenheim (2010-2012): empréstimo ao Swansea City (2012); Tottenham (desde 2012)
Nº Camisola: -


Nascido na Islândia, uma pequena nação localizada no extremo norte da Europa e com pouco mais de 300.000 habitantes, Gylfi Sigurdsson despertou bastante cedo o interesse de clubes ingleses. Em 2005, tentou a sua sorte nas escolas do Arsenal mas não convenceu, acabando por ser integrado nos escalões de formação do Reading. Aí permaneceria nos cinco anos seguintes, sendo emprestado pelo meio a clubes de escalões inferiores, com o objetivo de ganhar experiência.

Tanto no Shrewsbury Town como no Crewe Alexandra, deixou boas indicações e os dirigentes do Reading decidiram dar-lhe uma oportunidade para jogar no plantel principal em 2009/2010. Marcou o primeiro golo oficial logo em Setembro, diante do Peterborough United e foi preponderante na excelente campanha do seu emblema na Taça de Inglaterra, marcando golos decisivos nas eliminações do Liverpool, Burnley e WBA, vencendo também a distinção de jogador do mês do Championship, em Abril de 2010. No final da temporada, foi nomeado o jogador do ano do clube, com a excelente marca de 21 golos em 44 partidas.

Os novos ricos alemães do Hoffenheim estiveram atentos e compraram-no por uma verba a rondar os 5 milhões de euros, naquela que foi uma das transferências mais caras do Reading. A primeira época na Bundesliga foi um sucesso, com dez golos e duas assistências, num ano em que foi nomeado pelos adeptos como o melhor jogador da temporada.

Mas em 2011/2012 não teve tantas oportunidades e, em Janeiro, foi cedido ao Swansea. Não podia ter tomado melhor decisão: primeiro islandês a vencer o prémio de jogador do mês na Premier League (Março de 2012), golos de belo efeito e, melhor do que tudo, Gylfi Sigurdsson deixou toda a crítica britânica rendida ao seu talento. Tanto foi que protagonizou uma das disputas mais escaldantes neste mercado...

Vídeo:


Sendo quase certo que Rafael Van der Vaart e Luka Modric abandonarão o Tottenham, os dirigentes do clube trataram de garantir já este jovem médio com forte vocação ofensiva. Internacional A pela Islândia, Sigurdsson tem uma enorme apetência para o golo e normalmente fá-lo de forma espectacular, conquistando os adeptos com a sua entrega e exibições do outro mundo. No White Hart Lane podem contar com golos de longa distância e remates poderosos. Este jovem sabe fazê-lo como ninguém!

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário