sexta-feira, 20 de julho de 2012

Kerim Frei (Fulham FC)

Bookmark and Share


Quem nunca ouviu dizer que um determinado jogador será o novo Lionel Messi? Boa técnica, bola sempre colada ao pé, finta curta e estatura baixa. Da minha parte, poderia apontar mais do que uma dezena que, obviamente, representaria uma totalidade de casos falhados. A verdade é que Messi só há um. Não vale, nem valerá a pena tentar encontrar o próximo. No futuro, haverão certamente melhores mas... igual a ele não!

De qualquer forma, tenho que admitir que existem jogadores no bom caminho para se tornarem referências do futebol mundial e que partilham uma série de semelhanças com o astro argentino. O turco Kerim Frei é um bom exemplo. Com apenas 18 anos já trata a bola como um senhor e não tenho dúvidas que se for devidamente trabalhado, aliando mais alguma massa muscular e consistência a um corpo ainda muito franzino, se poderá tornar, em meia dúzia de anos, num caso muito sério do futebol mundial.


Nome: Kerim Frei
Nascimento: 19/11/1993 (18 anos)
Naturalidade: Feldkirch - Áustria
Altura: 172 cm
Peso: 67 kg
Posição: Extremo
Clube: Fulham FC - Inglaterra
Percurso: Grasshoppers (2006-2010); Fulham FC (desde 2010)
Nº Camisola: 21


Apesar de ter nascido na Áustria, Kerim Frei viveu grande parte da sua infância na Suíça. Filho de pai turco e mãe marroquina, o jovem jogador optou pela nacionalidade do seu progenitor, embora tenha frequentado os escalões jovens da selecção suíça, desde os sub-18 aos sub-21. Apesar de ainda não ter realizado qualquer jogo com a camisola principal, Frei anunciou a sua vontade de defender as cores turcas, constituindo-se como um dos valores futuros mais importantes para o treinador Abdullah Avci.

A sua passagem pelo Grasshoppers foi essencialmente de formação, tendo despertado o interesse de vários clubes europeus desde muito cedo. Em 2010/2011 assinou pelos londrinos do Fulham e, depois de um período de adaptação de uma temporada, teve oportunidade de se estrear na equipa principal. O primeiro jogo aconteceu a 7 de Julho de 2011, na primeira fase de qualificação da Liga Europa, diante do NSÍ Runavik, começando a titular na ronda seguinte, frente aos norte-irlandeses do Crusaders.

Nas competições internas, o primeiro compromisso de Kerim Frei foi frente ao Chelsea, na terceira eliminatória da Taça da Liga, tendo marcado o primeiro golo também na Liga Europa, num empate caseiro diante do Odense BK (2-2), que ditou a eliminação dos Cottagers da competição. A adaptação à Premier League e à equipa de Craven Cottage tem sido feita aos poucos, ficando boas indicações, pormenores e uma exibição de encher o olho, em 9 de Abril deste ano, num empate a uma bola com o Chelsea, em que o jovem foi considerado pela Sky Sports como o homem do jogo.

Vídeo:


Kerim Frei é um talento com imensa margem de progressão e está no campeonato certo para se mostrar ao mundo. Desfruta de condições de treino de topo, tem a seu lado os melhores preparadores físicos do planeta e muito pouca pressão para se mostrar. Recentemente, estendeu o seu contrato com o Fulham até 2015 e, durante estes três anos, dará certamente o salto. Poderá ser já esta época, na segunda ou na terceira, mas ele acontecerá de certeza. Para já, fica a indicação do Rumo ao Estrelato. Estejam atentos!

Bruno Tomé

2 comentários:

JPereira disse...

Com uma opinião tão boa, vou tentar seguir ao máximo.

21 de julho de 2012 às 22:40
Rumo ao Estrelato disse...

Pode seguir JPereira! Mais cedo ou mais tarde, irá afirmar-se no plantel do Fulham!

22 de julho de 2012 às 02:02

Enviar um comentário