sexta-feira, 6 de julho de 2012

Andriy Yarmolenko (FC Dínamo de Kiev)

Bookmark and Share


Com a iminente retirada de Andriy Shevchenko, maior ídolo do povo ucraniano, surgem novos nomes que poderão estar na calha para assegurar o futuro da selecção. Yarmolenko é assim encarado como uma das estrelas emergentes do futebol na Ucrânia e um dos jovens a quem se augura uma carreira recheada de êxitos, à semelhança do antigo jogador do AC Milan e do Chelsea.

O extremo nasceu na Rússia, em São Petersburgo, mas a sua mudança para a Ucrânia deu-se quando tinha apenas três anos. Já depois de ter sido rejeitado pelo Dínamo de Kiev devido à sua constituição física, o jovem ingressou nas camadas jovens do desconhecido Desna Chernihiv. Contudo, Yarmolenko viria a regressar à formação da capital ucraniana, sendo recrutado para a equipa de reservas em 2007.


Nome: Andriy Yarmolenko
Nascimento: 23-10-1989 (22 anos)
Naturalidade: São Petersburgo - Rússia
Altura: 187 cm
Peso: 76 kg
Posição: Extremo
Clube: FC Dínamo de Kiev - Ucrânia
Percurso: Desna Chernihiv (2004-2007), Dínamo de Kiev (desde 2007)
Nº Camisola: 9


Após uma temporada de bom nível na formação secundária, o jovem foi promovido à equipa principal na época 2008/2009, onde foi maioritariamente segunda opção. O extremo conquistou o seu espaço nas temporadas seguintes, fruto da enorme qualidade de jogo que evidenciou, o que lhe valeu a forte admiração dos adeptos do seu clube e do seu ídolo Shevchenko.

Yarmolenko actua em ambas as faixas do ataque, sendo dono de um pé esquerdo magnífico. Com uma notável capacidade de cruzamento e um reportório assinalável de pormenores individuais, o jovem faz parte da nova geração de talentos do futebol ucraniano e é visto como uma das principais esperanças da Europa de Leste.

Apesar de não actuar na zona central do ataque, Yarmolenko apresenta um registo interessante de golos por época, tendo obtido 13 golos na última temporada. Os desequilíbrios que cria nas defensivas contrárias através da sua qualidade técnica e da sua rapidez de execução são outras das principais características do seu estilo de jogo, tão elogiado por toda a Europa.

Vídeo:


O Euro 2012 foi uma importante montra para Yarmolenko revelar todos os seus atributos. O extremo rubricou um Europeu de alto nível, ficando na retina o excelente cruzamento para o golo de Shevchenko, na partida frente à Suécia. As suas performances ao serviço da selecção e do Dínamo de Kiev aguçaram o apetite de alguns clubes e, muito provavelmente, já não partilhará o balneário com o recém-contratado Miguel Veloso na próxima época.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário