sexta-feira, 30 de novembro de 2012

André Gomes (SL Benfica)

Bookmark and Share


A escassez de jogadores portugueses na equipa inicial apresentada por Jorge Jesus é uma das principais críticas apontadas ao modelo de gestão desportiva do Benfica. Face a isso, a bem-sucedida inclusão de André Gomes no plantel principal e a sua consequente utilização em algumas partidas poderá ser vista como uma alteração da política de contratações, com a formação a ganhar maior relevância para a constituição do elenco principal.

Esta aposta na prata da casa foi mesmo uma das bandeiras eleitorais do presidente Luís Filipe Vieira, que prometeu olhar de uma forma mais atenta para os produtos oriundos dos escalões jovens, após a brilhante resposta dada pelo médio nos encontros em que participou.


Nome: André Filipe Tavares Gomes
Nascimento: 30-07-1993 (19 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Altura: 188 cm
Peso: 83 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: SL Benfica
Percurso: FC Porto (2005-2008), Pasteleira (2008-2009), Boavista (2009-2011), SL Benfica (desde 2011)
Nº Camisola: 89


O jovem recebeu o seu baptismo futebolístico no FC Porto, onde se manteve até aos juvenis, pois seria dispensado pelos dragões. Apesar do duro revés, o médio não esmoreceu e prosseguiu a sua formação no Boavista, tendo cumprido o seu primeiro ano como juvenil no satélite Pasteleira.

André Gomes evidenciava, neste período, uma invulgar maturidade para um miúdo da sua idade, para além da sua notável cultura táctica. O ingresso no Boavista consumou-se na época seguinte e sagrou-se campeão de juniores em 2010/2011, quando já treinava regularmente com a equipa principal dos axadrezados.

Vários clubes não ficaram indiferentes às suas qualidades, acabando por prestar provas no Liverpool. Apesar de os reds terem ficado agradados, o jovem acabou por não ficar em terras de Sua Majestade e o Benfica decidiu avançar para a sua contratação, a troco de 50 mil euros. No seu último ano como júnior, André Gomes foi nomeado capitão, apesar de se encontrar há pouco tempo no clube, provando ser um líder natural e visto como uma referência quer pelos colegas quer pelos treinadores.

A transição para o futebol sénior tem sido fantástica a todos os níveis. Iniciou a época ao serviço da equipa B e demonstrou ser um jogador com enorme potencial. André Gomes actua preferencialmente na posição 8 e destaca-se pelo seu assinalável sentido posicional e pela magnífica interpretação que faz de todos os momentos do jogo. O seu enorme valor agradou ao técnico Jorge Jesus, que não hesitou em chamá-lo para fazer parte da formação principal.

A sua estreia frente ao Freamunde, em partida a contar para a Taça de Portugal, foi abrilhantada com um golo, que ditou o resultado final em 0-4. O médio caiu imediatamente no goto dos adeptos e viria a repetir a proeza contra o Gil Vicente, num tento pleno de determinação e garra do centrocampista. Jorge Jesus tem assim em mãos mais um diamante por lapidar. André Gomes é mesmo uma das apostas de futuro da direcção, que já o blindou com uma alta cláusula de rescisão (30 milhões de euros), de forma a prevenir eventuais ataques dos tubarões europeus.

 Filipe Jesus

1 comentários:

joaonl disse...

Procurem por Luke Shaw, Bruno Mendes, Wilfred Zaha, Lazar Markovic, Bernard e Wallace

1 de dezembro de 2012 às 23:51

Enviar um comentário