segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Marco Verratti (Paris Saint-Germain)

Bookmark and Share


«Quem é Marco Verratti?» - A questão colocada pelo jornal francês L’Équipe dava eco à contratação do mais ilustre desconhecido de todos os reforços do milionário Paris Saint-Germain para a época 2012/2013. Entre as aquisições faraónicas de Ibrahimovic, Lavezzi e Thiago Silva, o jovem italiano proveniente do modesto Pescara sobressaia pelo contraste que o seu perfil denotava: não era uma estrela, e em França, poucos ouviram falar dele. Apesar disso, o clube da capital pagara 11 milhões de euros pelo seu passe. Quem era, afinal, Marco Verratti?

Verratti fez toda a sua formação no Pescara, clube da sua cidade natal, e no ano de 2008, aos 16 anos, agarrou a titularidade no meio campo ofensivo da equipa sénior, espantando pela qualidade no passe. A equipa disputava a Lega Pro Prima (equivalente à II divisão portuguesa), e o seu talento dentro de campo cedo despertou o interesse do AC Milan, que lhe reservou a primeira proposta, rejeitada. As saudades de casa falaram mais alto.


Nome: Marco Verratti
Nascimento: 05-11-1992 (20 anos)
Naturalidade: Pescara - Itália
Altura: 165 cm
Peso: 60 kg
Posição: Médio
Clube: Paris Saint-Germain - França
Percurso: Pescara (2000 até 2012); Paris Saint-Germain (desde Julho de 2012)
Nº Camisola: 24


Contudo, seria a entrada de Zdenek Zeman para o comando do Pescara, em 2011, que lhe traçaria a linha do sucesso. Com a implementação do 4-3-3, a posição de Verratti, a dez, não teria lugar no esquema. A solução faria relembrar o caso de Pirlo. Verratti seria posicionado à frente da defesa, numa função que não tem tradução literal para o português - os ingleses chamam-lhe deep lying playmaker, os italianos preferem regista.

E regista seria, Verratti, numa época de sucesso, que culminou com a vitória da Série B. A facilidade em desenhar passes mortais, a segurança na posse de bola e a apetência para o jogo agressivo, fizeram dele um valor inegável que antevia voos mais altos.

A estreia na selecção italiana de sub-21 chegou em Fevereiro de 2012, num particular contra a França, e o primeiro golo internacional logo ao terceiro jogo. No defeso, Verratti ingressou no Paris Saint-Germain, provando, gradualmente, que tem um lugar cativo no onze de Ancelotti, ao lado de Matuidi.

Vídeo:


Apelidado de predestinato, por Antonio Di Battista, responsável da academia de jovens do Pescara, Verratti tem as características essenciais para ser um regista de sucesso mundial, como demonstra o lance frente à Sampdoria, em que o jovem, numa jogada de génio, desarma um adversário em tackle, para logo a seguir desferir um passe letal, assistindo o avançado para o golo. Prandelli apelidou de escandalosa a sua saída para o estrangeiro, criticando a política de contratações dos clubes italianos, e o Calcio perdeu um craque. O novo Pirlo joga agora em Paris.

Bruno Falcão Cardoso

3 comentários:

Anónimo disse...

Muita raça e muita técnica tem este miúdo...

13 de novembro de 2012 às 14:39
Afonso disse...

bom post...

17 de novembro de 2012 às 19:44
Lucas disse...

mto bom jogador o milan perdeu

8 de dezembro de 2012 às 22:56

Enviar um comentário