sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mauro Caballero (Club Libertad)

Bookmark and Share



Ao ler o nome Mauro Caballero, os mais distraídos poderão pensar num ex-avançado paraguaio, melhor marcador por duas vezes do campeonato do seu país e vencedor pelo Olímpia da Copa Libertadores em 2002. Se foi deste antigo jogador que se lembrou, não acertou, mas também não está muito longe. Trata-se de Mauro Andrés Caballero, de 18 anos, nada mais nada menos que o filho da antiga estrela sul-americana atrás referida.

Embora a jovem promessa que vos apresento possa ser estranha para a maioria dos portugueses, tem revelado, nos jogos pelo Libertad, principalmente na Copa Libertadores (da qual a sua equipa já foi eliminada), uma enorme capacidade. Mauro foi o jogador suplente mais eficaz, tendo marcado dois golos depois de saltar do banco. Longe de ser dos mais utilizados na competição sul-americana (jogou apenas 140 minutos) foi decisivo na vitória sobre o Nacional, num jogo disputado no Uruguai.


Nome: Mauro Andrés Caballero Aguilera
Nascimento: 08/10/1994 (18 anos)
Naturalidade: Assunção - Paraguai
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Posição: Avançado
Clube: Club Libertad - Paraguai
Percurso: Club 24 de Junio (2002-2005), Olimpia (2005-2008), Club Libertad (desde 2008)
Nº Camisola: 7


No campeonato nacional paraguaio, que se divide em duas fases - Apertura e Clausura, Mauro Caballero não tem sido muito feliz. No Apertura foi apenas titular em dois jogos, tendo sido substituído durante os mesmos; nos restantes foi sempre suplente utilizado, sendo que em dois desses jogos, frente ao Sportivo Carapeguá e ao Cerro Porteño, marcou. No torneio Clausura, o avançado ainda só foi utilizado em quatro jogos, tendo actuado sempre como suplente utilizado, onde contabiliza apenas 55 minutos na totalidade.

Apesar da sua tenra idade, Mauro Caballero tem vindo a fazer parte das camadas jovens da selecção paraguaia há já algum tempo. Esta futura estrela esteve presente em cinco das últimas oito convocatórias dos sub-20 (recorde-se que Caballero fez recentemente 18 anos). O último jogo de “Maurito” pelo Paraguai foi em Abril deste ano, no Campeonato Sul-Americano de sub-17, frente à congénere da Colômbia. O jovem atleta foi o segundo melhor marcador do torneio, apontando cinco golos. Antes disso, com 14 anos, Caballero já havia revelado o seu instinto de goleador ao marcar 27 golos em 23 partidas pelos sub-15 do Libertad.

Não obstante os seus 1,75 metros, Mauro tem uma capacidade imensa em utilizar como arma o cabeceamento. Aliando esta característica a uma energia que parece ser inesgotável, o avançado consegue imprimir grande verticalidade ao futebol ofensivo da sua equipa o que tem despertado a atenção de grandes clubes europeus, apesar de o Libertad tentar a todo o custo segurar esta pérola.

Vídeo:


Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique e até mesmo o Benfica já demonstraram o seu interesse por este achado. No entanto, rumores ligam o prodigioso jogador ao FC Porto, num contrato com a duração de cinco anos que, segundo o pai do jovem, seria proveitoso para ambas as partes. O Libertad, contudo, reiterou ainda não ter recebido nenhuma proposta formal do actual campeão português. A capacidade fantástica do jovem avançado poderá e deverá catapultá-lo num futuro bastante próximo para a Europa onde, à semelhança de outros grandes jogadores sul-americanos, se adivinha uma carreira brilhante.

Pedro Miguel Martins

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse Miudo Joga Muito , Deus Me Livre , Parece Mais Um Bruxo Incansavel , Percorre 90 Minutos o Campo Faz Golos Fantásticos Enfimm... Só Falta Vir Pra Europa e Vira Um Jogador De Topo

24 de novembro de 2012 às 02:34
nogas disse...

Falta só colocar o Bayer Leverkusen na lista, mais um !

11 de dezembro de 2012 às 15:57

Enviar um comentário