quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bruma (Sporting CP)

Bookmark and Share


A realizar a pior temporada de sempre da sua história centenária, o Sporting Clube de Portugal tem mesmo assim lançado novas promessas para a ribalta do futebol nacional. Má demais para ser verdade, a época do clube leonino teve de tudo. Contratações falhadas, mudança de treinadores, dificuldades financeiras, divergências internas, falta de liderança: em suma, um projecto falhado.

Sá Pinto foi despedido e surgiu Franky Vercauteren. Mas o técnico belga não passou de mais um erro de casting do presidente Godinho Lopes. Num acto de desespero, contratou Jesualdo Ferreira para manager do clube, apelidando-o de “treinador dos treinadores”. Mas Jesualdo pouco demorou a mudar de cargo. Vercauteren foi despedido e o português assumiu o comando da equipa. Coincidência ou não, seguiu-se uma limpeza em Alvalade. Ávido de dinheiro, o Sporting aproveitou o mercado de inverno para aliviar a folha salarial do plantel. Vários jogadores sairam do clube, provocando a subida de diversos jovens à equipa principal.


Nome: Armindo Tué Na Bangna (Bruma)
Nascimento: 24/10/1994 (18 anos)
Naturalidade: Bissau - Guiné-Bissau
Altura: 173 cm
Peso: 70 kg
Posição: Extremo
Clube: Sporting CP
Percurso: União Bissau (2008), Sporting CP (desde 2008)
Nº Camisola: 51


Surgiu assim uma lufada de ar fresco no clube verde e branco, complementada pela saída de Godinho Lopes e a chegada ao poder de Bruno de Carvalho. A chegada do novo presidente veio reafirmar a estratégia de Jesualdo: sendo o Sporting um clube formador, o futuro do clube terá de ser acautelado pela aposta nos jovens valores da academia. Nesse âmbito, o extremo Bruma aproveitou a oportunidade para demonstrar a sua qualidade, sendo actualmente um dos indiscutíveis do onze verde e branco.

O seu percurso no futebol é muito sucinto. Nascido na Guiné Bissau, deu os primeiros passos no futebol ao serviço do União Bissau, tendo chamado a atenção de diversos observadores portugueses. Devido à sua qualidade, o jovem guineense não demorou muito a abandonar o território africano, tendo ingressado no Sporting com apenas 14 anos de idade. Desde 2008 na Academia Sporting, Bruma rapidamente se tornou numa das principais promessas dos reputados escalões de formação leoninos.

Naturalizado português, Bruma teve um percurso assinalável nas camadas jovens da Selecção Nacional, integrando esta temporada a equipa B leonina, apesar de ainda possuir idade de júnior. Devido às suas performances no segundo escalão do futebol portugês, foi convocado para a equipa principal do Sporting. Fez a sua estreia frente ao Marítimo, em partida da 18ª jornada da Primeira Liga, e desde aí se tornou num dos imprescindíveis do técnico Jesualdo Ferreira.

O segredo da evolução de Bruma está nos genes do seu futebol. Actua em qualquer jogo como se estivesse a jogar na savana, com os amigos de infância. A forma corajosa como encara os adversários é disso exemplo. Jogador de velocidade e técnica apuradíssima, opta preferencialmente por jogadas de um para um, utilizando o “gingar” africano para criar desequilíbrios nas defensivas contrárias. Apesar de cruzar com qualidade, Bruma é um extremo de diagonais para o centro do relvado, que procura colocar-se entre linhas e baralhar o posicionamento adversário com a elevada dinâmica do seu jogo. Apesar de procurar regularmente o passe de ruptura ou a assistência para golo, não descura também o remate à baliza, fruto da boa capacidade de finalização que sempre revelou.

Vídeo:


Recentemente, foi noticiado o interesse dos dois principais clubes de Manchester na pérola verde e branca. City e United pretendem assegurar os préstimos do jovem jogador, na esperança de que este seja uma espécie de novo Cristiano Ronaldo da Academia de Alcochete. Ciente do valor da sua nova estrela, o Sporting tem procurado a renovação de contrato, com consequente melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão. O certo é que, aliando o interesse dos colossos europeus ao histórico da formação leonina, Bruma tem tudo para vir a trilhar um percurso de sucesso no futuro paradigma do futebol europeu.

Hugo Castro

0 comentários:

Enviar um comentário