quarta-feira, 29 de maio de 2013

Salih Uçan (Fenerbahçe SK)

Bookmark and Share


Os clubes turcos têm actualmente notáveis recursos económicos, que lhes permite resgatar alguns jogadores de nomeada. Esta aposta ficou patente na época que agora está a terminar, com a mudança de Didier Drogba e Wesley Sneijder para um campeonato que não tem ainda a dimensão de outras competições na Europa. Este novo paradigma de negócio na Turquia iniciou-se este século, após as bem-sucedidas contratações de nomes como Mário Jardel ou Gheorghe Hagi.

Porém, esta situação não impediu que as formações turcas concedam oportunidades aos jovens do seu país. O Fenerbahçe deu a conhecer um miúdo que promete construir uma carreira de sucesso. Apesar de não ter ainda o estatuto de indiscutível, Salih Uçan é uma jóia que permitirá ao Fenerbahçe realizar um assinalável encaixe financeiro num futuro próximo.


Nome: Salih Uçan
Nascimento: 06/01/1994 (19 anos)
Naturalidade: Marmaris - Turquia
Altura: 182 cm
Peso: 73 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: Fenerbahçe SK
Percurso: Marmaris Belediye (2004-2008), Bucaspor (2008-2012), Fenerbahçe (desde 2012)
Nº Camisola: 48


O jovem nasceu para o futebol no desconhecido Marmaris Belediye, onde se manteve durante quatro anos. O seu potencial era indesmentível e o Bucaspor resolveu contratá-lo, terminando aí o seu processo de formação. A sua primeira temporada no escalão sénior foi em 2010/2011 mas a sua utilização resumiu-se a dois jogos, algo compreensível pois tinha apenas 17 anos. A época não foi igualmente positiva para o clube pois não evitou a descida de divisão.

No segundo escalão, Salih Uçan conquistou a confiança do técnico e explanou todo o seu futebol de fino recorte técnico. Apesar de actuar no campeonato secundário da Turquia, o rol de interessados na sua aquisição era extenso, com destaque para o Manchester City, Valência e Rubin Kazan. No entanto, o jovem permaneceu no seu país, dado que o Fenerbahçe ganhou a corrida, numa transferência que rondou 1,5 milhões de euros.

O jovem deu assim mais um passo importante para o seu crescimento, chegando a uma equipa que luta por objectivos mais ambiciosos. O camisola 48 passou por uma fase de adaptação e começou a fazer parte das escolhas do treinador na segunda metade da época. Os dois golos que apontou frente ao Orduspor, na 28.ª jornada, foram a mola impulsionadora para que o jovem se afirmasse definitivamente e fosse visto como um atleta muito talentoso.

Salih Uçan não desaproveitou as oportunidades e emprestou a sua magia à equipa. O criativo transpira classe por todos os poros e parece actuar com pés de veludo. Actua como médio ofensivo e é um regalo para os olhos dos adeptos observar como trata a bola. Ainda que não seja um titular indiscutível no onze, o Bonus, nome por que é conhecido, é um dos jogadores mais acarinhados pela exigente massa adepta do Fenerbahçe.

Vídeo:


Internacional pelas selecções jovens turcas, o médio aguarda ainda por uma chamada para representar a equipa principal, que deverá acontecer brevemente. O seu estilo franzino e a elegância com que transporta o esférico leva a que se antecipe uma carreira de sucesso para o médio. Apesar de ser ainda um diamante por lapidar, alguns tubarões como o Manchester City e PSG já surgiram associados a Salih Uçan. Todavia, a permanência no seu país por mais uma temporada parece ser o cenário ideal, para não precipitar o crescimento deste craque.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário