terça-feira, 7 de maio de 2013

Tiago Rodrigues (Vitória SC / FC Porto)

Bookmark and Share


Falar da actual época do Vitória SC é comprovar a competência e qualidade do técnico Rui Vitória. Apesar de todos os condicionalismos impostos pela reestruturação financeira, o treinador conseguiu que o clube vimaranense se cotasse como uma das melhores equipas do campeonato. Tal como aconteceu em outras épocas, Rui Vitória não esmoreceu e foi a jogo com miúdos que não enjeitaram a oportunidade e saltaram para a alta-roda do futebol, com o timoneiro a ter grande parte do mérito.

Privado de elementos nucleares como João Paulo ou Nuno Assis, que tiveram de sair para equilibrar as contas, o técnico apostou em jovens valores e obteve sucesso. O médio Tiago Rodrigues aproveitou a chance para se dar a conhecer e provar que o caminho a seguir pelas equipas portuguesas deve passar pela aposta em atletas nacionais de qualidade.


Nome: Tiago Filipe Sousa Nóbrega Rodrigues
Nascimento: 29/01/1992 (21 anos)
Naturalidade: Vila Real - Portugal
Altura: 177 cm
Peso: 69 kg
Posição: Médio
Clube: Vitória SC (2013/2014: FC Porto)
Percurso: Diogo Cão (2001-2007), Sporting CP (2007-2008), Vitória SC (desde 2008): empréstimo ao Amarante (2011-2012)
Nº Camisola: 42


A ligação do jovem ao futebol iniciou-se em 2001, quando se inscreveu nas escolas da ADCE Diogo Cão, uma escola de futebol em Vila Real. A exemplo de Simão Sabrosa, o jovem mostrou valor para representar clubes de outra nomeada e mudou-se em 2007 para a Academia de Alcochete. Todavia, Tiago não obteve o sucesso do seu conterrâneo e manteve-se apenas um ano no Sporting CP.

O Vitória SC estava atento e recrutou-o para a sua equipa de Juvenis. Na Cidade Berço, o médio voltou a explanar o seu futebol e mostrou que a curta passagem pelos leões não o havia afectado. Nas duas épocas que cumpriu como júnior, Tiago ajudou os vimaranenses a realizar boas campanhas e, por consequência, valorizou-se em termos individuais.

Ao abrigo de um protocolo assinado entre o Vitória SC e o Amarante, que visava dar espaço competitivo aos jovens fabricados no laboratório vitoriano, o centrocampista foi cedido à equipa da II Divisão. A primeira temporada no escalão sénior não foi fácil mas permitiu-lhe acumular experiência, tendo participado em 17 jogos e obtido 3 golos.

Na actual época, o médio beneficiou do ressurgimento das equipas B para regressar a Guimarães. Na fase inicial, o camisola 42 foi um dos destaques do plantel secundário e, após a saída de alguns jogadores, viu premiado o seu esforço e foi chamado à equipa principal. Tiago está a deixar excelente imagem, fruto de um crescimento rápido e sustentado, que lhe tem valido um lugar destacado no onze e rasgados elogios da crítica nacional.

O jovem, que pode actuar como nº.8 e nº.10, ganhou enorme visibilidade devido à sua magnífica capacidade de passe e remate de longa distância, bem como à sua admirável ocupação racional dos espaços. O FC Porto não perdeu tempo e antecipou-se à concorrência, tendo já assegurado a sua contratação para a próxima época. Apesar de a sua presença na principal equipa portista não ser uma certeza, a aquisição é uma prova de que os clubes portugueses devem mudar as suas estratégias e olhar de outra forma para o "produto nacional".

Filipe Jesus

1 comentários:

JPereira disse...

«... é uma prova de que os clubes portugueses devem mudar as suas estratégias e olhar de outra forma para o "produto nacional" »

Isto era o ideal. Espero q o "meu" Sporting faça mais vezes isso, já q agora por força dos condicionalismos financeiros parece ser a única (mas finalmente!) solução.

13 de maio de 2013 às 01:28

Enviar um comentário