terça-feira, 30 de abril de 2013

Paul Pogba (Juventus FC)

Bookmark and Share


Numa altura em que restam apenas quatro jornadas para o fim da liga italiana, a conquista do bi-campeonato por parte da Juventus parece ser um dado adquirido. A Vecchia Signora tem estado irrepreensível na Serie A, não permitindo quaisquer veleidades aos seus adversários directos. Essa tem sido também uma das características do futebol de Paul Pogba, a nova estrela em ascensão do plantel bianconeri.

Produto dos escalões de formação do Le Havre, Pogba desde cedo provou ser um médio de enorme potencial. A sua qualidade cativou a atenção de diversos colossos europeus, tendo o Manchester United conseguido a sua contratação em 2009, numa transferência a custo zero envolta em polémica. A FIFA acabou por dar razão ao clube inglês, que justificou a negociação directa com o jogador devido à não existência de qualquer contrato profissional assinado com o Le Havre.


Nome: Paul Labile Pogba
Nascimento: 15/03/1993 (20 anos)
Naturalidade: Lagny-sur-Marne - França
Altura: 186 cm
Peso: 80 kg
Posição: Médio
Clube: Juventus FC- Itália
Percurso: Roissy-en-Brie (1999-2006); Torcy (2006-2007); Le Havre (2007-2009); Manchester United (2009-2012); Juventus (desde 2012)
Nº Camisola: 6


Nos primeiros passos em Inglaterra, Pogba incorporou a equipa de juniores e de reservas do United. Afirmou-se progressivamente como uma das principais esperanças do clube, levando a imprensa a apelidá-lo de “wonderkid”. Apesar disso, só por uma vez foi chamado à equipa principal dos Red Devils, mais precisamente na temporada 2011-2012 (frente ao Swansea, em partida a contar para a Premier League). Os rumores de uma possível transferência começaram a surgir. Ferguson ainda propôs a renovação de contrato, com a promessa de mais minutos de jogo, mas Pogba não se deixou convencer. A ambição, aliada à escassez de oportunidades na equipa principal, levaram o jovem médio a abandonar Manchester.

Seguiu-se outra transferência a custo zero, desta vez para Turim. Apelidado de “traidor” por Alex Ferguson, Pogba revelou uma maturidade acima da média. Adaptou-se da melhor forma ao futebol transalpino e é actualmente uma das principais opções de António Conte. Contabiliza já um total de 36 jogos efectuados ao serviço da Juve, divididos entre Serie A (26), Taça de Itália (2) e Champions League (8). Internacional por duas ocasiões, o jovem médio está em grande forma e tem encantado os adeptos bianconeri, fruto do seu futebol empolgante.

De número 6 nas costas, Pogba caracteriza-se por ser um médio completo. Actua preferencialmente como médio mais defensivo, devido à sua elevada estatura, grande capacidade física e poder de recuperação de bola. Mas não é apenas como destruidor de jogo que se destaca. O jovem francês é também muito evoluído tecnicamente, gosta de ter bola e chega facilmente à área adversária, onde normalmente aplica o seu forte remate. Prova disso são os três golos de meia distância que já marcou esta temporada, num total de cinco contabilizados até ao momento. Pogba é assim uma espécie de líder, um médio box-to-box, forte tacticamente, dinâmico e criativo. O mesmo é dizer, poderoso em todos os momentos do jogo.

Vídeo:


Tanto em Itália como no seu país, Pogba já é muito admirado pelos adeptos e imprensa desportiva. Para além de ser dado como o futuro capitão da selecção francesa, as comparações com os compatriotas Didier Deschamps e Patrick Vieira sucedem-se (curiosamente, ambos ex-jogadores da Vecchia Signora). Seguir os passos desses compatriotas é uma meta possível de atingir. O mesmo é dizer que a sua qualidade e margem de progressão oferecem a Paul Pogba a possibilidade de vir a comandar a Juventus e a selecção gaulesa em futuras e importantes vitórias.

Hugo Castro

0 comentários:

Enviar um comentário