quinta-feira, 4 de abril de 2013

Filipe Augusto (Rio Ave FC)

Bookmark and Share


A realizar uma excelente época na primeira liga sob o comando do técnico estreante Nuno Espírito Santo, o Rio Ave tem dado possibilidades de destaque e evolução a diversos jogadores, jogando um futebol ofensivo e de mentalidade aberta. Entre os quais, tem-se destacado Filipe Augusto, jovem médio baiano, de apenas 19 anos de idade.

Como muitos dos jovens do seu país, Filipe tinha o sonho de se tornar futebolista, tentando então, com o apoio de um tio, a sua sorte no Vitória da Bahia. Teve, no entanto, pouca sorte,  pois uma lesão na coxa viria a afastá-lo do clube, tendo sucedido o mesmo posteriormente, quando prestou provas no Cruzeiro de Belo Horizonte.


Nome: Filipe Augusto Carvalho Souza
Nascimento: 12/08/1993 (19 anos)
Naturalidade: Baía - Brasil
Altura: 182 cm
Peso: 77 kg
Posição: Médio
Clube: Rio Ave
Percurso: Bahia; Rio Ave (desde 2012)
Nº Camisola: 16


Foi então no rival do Vitória, o Esporte Clube Bahia, que o médio brasileiro conseguiu vencer as adversidades que havida enfrentado, e pôde finalmente demonstrar o seu talento, tendo sido posteriormente aposta do treinador Paulo Roberto Falcão para a primeira equipa, onde conquistou o título de campeão baiano.

Agora, em Vila do Conde, na sua primeira época em solo europeu, o jovem jogador soube agarrar a oportunidade concedida pelo seu treinador, aproveitando a boa campanha protagonizada pela equipa e manifestando rapidamente as qualidades com que vinha referenciado do outro lado do Atlântico.

Bem composto fisicamente (182 cm, 77kg), alia a esse facto um excelente sentido posicional e uma boa visão de jogo e capacidade de passe, aspectos que o tornam num jogador bastante dinâmico tanto no processo defensivo como ofensivo. Apesar das apetências defensivas, gosta também de aparecer em zonas mais adiantadas, fazendo uso de um remate forte. Além das suas capacidades técnico-táctico-físicas, demonstra ainda uma maturidade já bastante elevada, tendo em conta a sua idade.

Todas estas qualidades fizeram com que rapidamente fosse detectado pelos radares de alguns grandes clubes, tendo já sido noticiado um alegado interesse do SL Benfica em assegurar a sua presença no plantel para a próxima época desportiva.

Seja no Benfica ou noutro clube, o certo é que Filipe Augusto demonstra ter todas as qualidades necessárias para continuar a progredir na carreira, sendo já agenciado pela empresa do conhecido empresário Jorge Mendes. O facto de ser muito jovem, mostra que está ainda bastante longe de ser um jogador feito, o que parece predizer um futuro risonho para o médio. Certamente será um nome que dará que falar nas próximas temporadas.

David Vinagreiro

0 comentários:

Enviar um comentário