domingo, 14 de abril de 2013

Christian Benteke (Aston Villa FC)

Bookmark and Share


Ao analisarmos o conjunto de jogadores belgas que actualmente compõem as escolhas do seleccionador Marc Wilmots, verificamos que o técnico tem muita qualidade à sua disposição. A Bélgica é, por estes dias, uma das equipas com melhores recursos, que podem assegurar um futuro promissor para uma selecção que tem andado arredada das grandes competições.

O atacante Chris Benteke é um dos atletas que encaixa neste perfil e que pode fazer parte da nova geração de ouro do futebol belga. O avançado, juntamente com nomes como Eden Hazard, Axel Witsel, Romelu Lukaku, Thomas Vermaelen, entre outros, constituem uma equipa capaz de fazer regressar a Bélgica aos grandes palcos e, porventura, reclamar com legitimidade um lugar na lista de favoritos a vencer um Campeonato Europeu ou Mundial.


Nome: Christian Benteke
Nascimento: 03/12/1990 (22 anos)
Naturalidade: Kinshasa - RD Congo
Altura: 190 cm
Peso: 83 kg
Posição: Avançado
Clube: Aston Villa FC - Inglaterra
Percurso: JS Pierreuse (1996-2004), St. Liège (2004-2006), Genk (2006-2009), St. Liège (2009-2011): empréstimos a Kortrijk (2009-2010), Mechelen (2010-2011); Genk (2011-2012), Aston Villa (desde 2012)
Nº Camisola: 20


O jovem nasceu no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo, mas a exemplo de tantas outras pessoas viu-se obrigado a emigrar com os seus pais para a Bélgica. O gosto pelo futebol despertou desde cedo na sua vida e, por isso, a modesta equipa do JS Pierreuse assistiu ao seu baptismo futebolístico com apenas seis anos.

O avançado evoluiu consideravelmente e este crescimento levou o jovem a subir um patamar no seu processo de formação com a mudança para o Standard de Liège. A sua passagem pelo clube durou apenas dois anos já que, em 2006, Benteke assinou pelo Genk, onde rubricou o seu primeiro contrato profissional e se estreou na Jupiler League.

No entanto, a formação de Liège apareceria novamente na sua carreira, três anos depois da sua saída. Dado que estava a ser pouco utilizado, Benteke regressou ao Standard em Janeiro de 2009 e marcou três golos em onze partidas. Porém, nas duas temporadas seguintes, foi cedido ao Kortrijk e ao Mechelen, respectivamente, onde foi a principal figura da equipa e apresentou números muito interessantes, nomeadamente os 16 golos que obteve ao serviço da primeira equipa.

Em 2011/2012, o atacante iniciou a época no Standard de Liège, tendo participado nos play-off de acesso à Liga dos Campeões e da Liga Europa. No entanto, o Genk voltaria a adquiri-lo e este explodiu definitivamente. O possante avançado formou uma dupla mortífera com Jelle Vossen, contribuindo com 19 golos para o 3º lugar da sua equipa na liga belga. O seu bom jogo aéreo e a sua magnífica facilidade de remate causaram enormes calafrios às defesas adversárias.

Este registo impressionante de tentos aguçou o interesse de vários clubes esta temporada. O Aston Villa adiantou-se à concorrência e garantiu a sua contratação já na recta final do defeso por 9,2 milhões de euros. A Premier League acabou por ser o destino mais acertado devido à sua imponente estatura atlética, que lhe garante sair vencedor dos constantes duelos físicos a que assistimos nesta competição.

Vídeo:


O panzer foi elevado a figura principal do Aston Villa e é um dos jogadores mais queridos da massa adepta. Chris Benteke é assim um dos jogadores mais influentes para o técnico Paul Lambert, pois já marcou, até ao momento, 19 golos na sua época de estreia em Terras de Sua Majestade. Um registo impressionante, que faz com que os villans estejam dependentes do seu rendimento para assegurar a permanência no escalão principal. Estas performances positivas do avançado serão também importantes para a Bélgica se qualificar para o próximo Mundial e voltar assim a marcar presença nas grandes provas.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário