quarta-feira, 1 de julho de 2009

Etien Velikonja (ND Gorica)

Bookmark and Share

Depois de termos dedicado vários posts aos jovens nacionais, e enquanto decorre a votação da Liga Vitalis, vou voltar novamente para fora da fronteira, mais precisamente para a Europa de Leste. Refiro-me ao campeonato esloveno, onde milita o ND Gorica, equipa no qual actua Etien Velikonja. Com 17 golos em 32 jogos, este jovem de 20 anos arrecadou o prémio de melhor marcador da PrvaLiga Telekom na última temporada, o que fez despertar o interesse de vários clubes europeus.

Produto da excelente escola de formação do ND Gorica, o jovem foi promovido ao plantel sénior na época 2006/2007, quando tinha ainda os seus 17 anos. Na sua primeira época participou em sete jogos e marcou apenas um golo. Porém, o seu talento só foi verdadeiramente reconhecido na época seguinte com a conquista do prémio “Jovem Revelação do Ano”. Este prémio deveu-se, sobretudo, ao seu instinto matador que revelou ao longo da época, sendo que dos 31 jogos em que participou conseguiu marcar por sete ocasiões. No entanto, apesar de ter feito uma excelente temporada, o jovem não se mostrou completamente satisfeito e garantiu que se empenharia muito mais no futuro para conseguir tornar-se num jogador mais completo.



Nome: Etien Velikonja
Nascimento: 26/12/1988 (20 anos)
Naturalidade: Sempeter Pri Gorici - Eslovénia
Altura: 177 cm
Peso: 72 kg
Posição: Avançado
Clube: ND Gorica - Eslovénia
Nº Camisola: 11



Foi então em 2008/2009 que o jovem prodígio “explodiu” por completo. Capaz de incríveis dribles em velocidade e portador de uma técnica invulgar, Velikonja pôs a cabeça de muitos dos seus adversários em água. Os seus remates bastante “venenosos” foram outra constante ao longo do campeonato, sendo certo que, fosse de pé esquerdo ou de pé direito, fosse de perto ou do “meio da rua”, os tiros do artilheiro faziam tremer quase sempre os guarda-redes contrários. Dos inúmeros remates que efectuou, 17 abanaram as redes, sendo este seu faro para o golo coroado com a conquista, não só do troféu de melhor marcador, como também do prémio de “Jovem Jogador do Ano”.

Etien Velikonja tem sido presença assídua nas selecções jovens da Eslovénia e neste momento tem jogado pelos Sub-21, onde já participou em 12 partidas e marcou por sete vezes. Ao que tudo indica a sua primeira internacionalização pela selecção principal está para breve, sendo que vários profissionais de futebol defendem que é apenas uma questão de tempo até que isso realmente aconteça.

Vídeo:

O preço do atleta ronda os 500 mil euros e é bastante convidativo tendo em conta o seu enorme potencial. A imprensa eslovena já confirmou a existência de vários clubes europeus dispostos a reembolsar esta quantia e que o destino mais provável é mesmo a liga francesa. A confirmar-se a sua transferência, teremos então o prazer de acompanhar mais detalhadamente a evolução desta estrela que muito tem brilhado no leste.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário