Felipe Caicedo (Manchester City FC / Sporting CP)
Terminados os posts exclusivamente dedicados às revelações da Liga Vitalis da época passada (que, curiosamente, irão agora participar todas elas na Liga Sagres), decidi falar-vos de Felipe Caicedo, outra promessa que bem recentemente chegou ao campeonato nacional. Caicedo chegou ao Sporting por via de empréstimo do Manchester City e foi apresentado com a camisola número 11 que pertencia a Derlei. Tendo características bem diferentes das de Liedson, prognostica-se a formação de uma dupla bastante completa que, certamente, porá as defesas adversárias em sentido.
Natural de Guayaquil, Felipão (como também é conhecido) iniciou a sua carreira aos 9 anos de idade num clube da terra, o Rocafuerte FC. O jovem foi actuando em vários torneios de segunda categoria e as suas exibições fizeram despertar o interesse de alguns clubes europeus. Após uma prestação notável ao serviço da selecção equatoriana de sub-17, o número de clubes interessados no atleta aumentou consideravelmente. Antecipando-se a vários clubes, entre os quais se destacavam os franceses do Olympique de Lyon, acabaram por ser os suíços do Basileia a conseguirem a aquisição do jogador, quando este tinha apenas 16 anos.
Dada a sua juventude, o atleta foi rodando pelas divisões inferiores do futebol suíço até completar os 18 anos, altura em que se estreou pela equipa principal. Desde a sua estreia, Caicedo demonstrou bastantes qualidades, das quais se destacou a grande tendência em recuar no terreno para receber a bola e progredir com ela controlada. Actuando em 45 partidas e marcando por 16 ocasiões, o avançado acabou por se tornar numa das evidências do clube, tanto no campeonato helvético como na Taça UEFA.
Nome: Felipe Salvador Caicedo Corozo
Nascimento: 05/09/1988 (20 anos)
Naturalidade: Guayaquil - Equador
Altura: 185 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: Manchester City FC (Emprestado ao Sporting CP) - Inglaterra
Nº Camisola: 11
Com as aquisições de Roque Santa Cruz, Carlos Tevez e Emmanuel Adebayor para a nova temporada, o jovem seria, certamente, muito pouco utilizado e os dirigentes do City decidiram dar-lhe rotatividade. Num vasto leque de clubes interessados, onde figuravam o Fulham ou o Bolton, a proposta mais vantajosa acabou por ser a do Sporting, que poderá contratar o jogador em definitivo mediante o pagamento de 10 milhões de euros. Apesar da sua posição natural ser no centro do ataque, Caicedo também pode alinhar nos flancos, porém o seu rendimento não costuma ser tão bom.
Vídeo:
Com a chegada de mais um jovem talentoso a Portugal, obviamente, que o Sporting sairá a ganhar, mas é sobretudo o futebol português o mais favorecido. Ano após ano, o nosso campeonato tem recebido reforços de peso (como são exemplos Reyes, Aimar ou Saviola) e é já visto por muitos jogadores como um campeonato competitivo e atractivo.
Pedro Nogueira
2 comentários:
Eu penso que este jogador ainda nao mostrou que pode ser uma promessa...ao contrariu de outro jovem que está no Manchester city e nao o vi aqui,falo de Micah Richards
4 de setembro de 2009 às 13:27Caicedo não é um grande mas sim um bom jogador até por a falta de maturidade condiciona o seu desempenho dentro de campo, no entanto, acredito que tem tudo para ser um grande avançado...
5 de dezembro de 2009 às 16:13Embora muitos já o apelidem de "Flop", acredito seriamente que se tiver oportunidades e jogar com regularidade obterá um nivel elevado de qualidade e condição física e será um jogador de outro patamar!
Gostaria de tê lo no SLB se Jesus conseguisse fazer com que ele rendesse o Dobro seria fantástico!
Tem uma força impressionante e faz me lembrar hulk e varela!
Lembro me do Varela no ínicio de carreira era apenas mais um jogador e agora é sem dúvida um bom jogador!
Enviar um comentário