terça-feira, 28 de julho de 2009

Felipe Caicedo (Manchester City FC / Sporting CP)

Bookmark and Share

Terminados os posts exclusivamente dedicados às revelações da Liga Vitalis da época passada (que, curiosamente, irão agora participar todas elas na Liga Sagres), decidi falar-vos de Felipe Caicedo, outra promessa que bem recentemente chegou ao campeonato nacional. Caicedo chegou ao Sporting por via de empréstimo do Manchester City e foi apresentado com a camisola número 11 que pertencia a Derlei. Tendo características bem diferentes das de Liedson, prognostica-se a formação de uma dupla bastante completa que, certamente, porá as defesas adversárias em sentido.

Natural de Guayaquil, Felipão (como também é conhecido) iniciou a sua carreira aos 9 anos de idade num clube da terra, o Rocafuerte FC. O jovem foi actuando em vários torneios de segunda categoria e as suas exibições fizeram despertar o interesse de alguns clubes europeus. Após uma prestação notável ao serviço da selecção equatoriana de sub-17, o número de clubes interessados no atleta aumentou consideravelmente. Antecipando-se a vários clubes, entre os quais se destacavam os franceses do Olympique de Lyon, acabaram por ser os suíços do Basileia a conseguirem a aquisição do jogador, quando este tinha apenas 16 anos.

Dada a sua juventude, o atleta foi rodando pelas divisões inferiores do futebol suíço até completar os 18 anos, altura em que se estreou pela equipa principal. Desde a sua estreia, Caicedo demonstrou bastantes qualidades, das quais se destacou a grande tendência em recuar no terreno para receber a bola e progredir com ela controlada. Actuando em 45 partidas e marcando por 16 ocasiões, o avançado acabou por se tornar numa das evidências do clube, tanto no campeonato helvético como na Taça UEFA.



Nome: Felipe Salvador Caicedo Corozo
Nascimento: 05/09/1988 (20 anos)
Naturalidade: Guayaquil - Equador
Altura: 185 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: Manchester City FC (Emprestado ao Sporting CP) - Inglaterra
Nº Camisola: 11


Em Janeiro de 2008, o Manchester City conseguiu a sua contratação por 7 milhões de euros, numa altura em que se falava de um forte interesse do AC Milan. Esta transferência acabou por ser uma das mais caras de sempre do futebol equatoriano, bem como do campeonato suíço. A sua estreia oficial com a camisola dos Citizens deu-se a 10 de Fevereiro em pleno Old Trafford, no derby de Manchester, no qual o City venceu o United por 2-1, tendo Caicedo entrado a 20 minutos do fim. Até final da temporada, o jovem participou em mais nove partidas, saindo, em todas elas, do banco de suplentes.

Na época 2008/2009, aliando pujança, velocidade e remates de grande potência com o pé esquerdo, Caicedo constituiu uma verdadeira surpresa na equipa do City. Aliás, as suas exibições fizeram com que fosse rotulado como uma grande promessa a nível mundial e como o possível sucessor do brasileiro Adriano, dadas as parecenças físicas e técnicas. Porém, jogando o Manchester City num típico sistema táctico 4-4-2, o equatoriano teria de lutar pelo lugar de sobra na frente de ataque, visto o outro lugar ser praticamente de Robinho. E a tarefa não foi nada fácil para o jovem jogador. Tendo como principais concorrentes, primeiro Darius Vassell e depois Craig Bellamy (contratado em Janeiro ao West Ham), Caicedo foi jogando a espaços e nunca conseguiu impor-se em definitivo na equipa. O ciclo mais proveitoso do atleta acabou por surgir no final da temporada, num momento em que Bellamy contraiu uma lesão grave no joelho. Ainda assim, Caicedo somou 17 jogos e cinco golos na Premier League. Acabou por ter mais protagonismo na Taça UEFA ao tornar-se, a par de Stephen Ireland, no melhor marcador da equipa com três golos em seis aparições.

Com as aquisições de Roque Santa Cruz, Carlos Tevez e Emmanuel Adebayor para a nova temporada, o jovem seria, certamente, muito pouco utilizado e os dirigentes do City decidiram dar-lhe rotatividade. Num vasto leque de clubes interessados, onde figuravam o Fulham ou o Bolton, a proposta mais vantajosa acabou por ser a do Sporting, que poderá contratar o jogador em definitivo mediante o pagamento de 10 milhões de euros. Apesar da sua posição natural ser no centro do ataque, Caicedo também pode alinhar nos flancos, porém o seu rendimento não costuma ser tão bom.

Vídeo:

Com a chegada de mais um jovem talentoso a Portugal, obviamente, que o Sporting sairá a ganhar, mas é sobretudo o futebol português o mais favorecido. Ano após ano, o nosso campeonato tem recebido reforços de peso (como são exemplos Reyes, Aimar ou Saviola) e é já visto por muitos jogadores como um campeonato competitivo e atractivo.

Pedro Nogueira

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que este jogador ainda nao mostrou que pode ser uma promessa...ao contrariu de outro jovem que está no Manchester city e nao o vi aqui,falo de Micah Richards

4 de setembro de 2009 às 13:27
Anónimo disse...

Caicedo não é um grande mas sim um bom jogador até por a falta de maturidade condiciona o seu desempenho dentro de campo, no entanto, acredito que tem tudo para ser um grande avançado...
Embora muitos já o apelidem de "Flop", acredito seriamente que se tiver oportunidades e jogar com regularidade obterá um nivel elevado de qualidade e condição física e será um jogador de outro patamar!

Gostaria de tê lo no SLB se Jesus conseguisse fazer com que ele rendesse o Dobro seria fantástico!

Tem uma força impressionante e faz me lembrar hulk e varela!

Lembro me do Varela no ínicio de carreira era apenas mais um jogador e agora é sem dúvida um bom jogador!

5 de dezembro de 2009 às 16:13

Enviar um comentário