terça-feira, 7 de julho de 2009

Toni Kroos (FC Bayern Munique / TSV Bayer 04 Leverkusen)

Bookmark and Share

Toni Kroos é um jovem futebolista alemão, nascido em Abril de 1990, na cidade de Greifswald. Agarrado pelo poderoso Bayern Munique desde muito cedo (2007/2008), o jogador foi esta temporada emprestado ao Bayer Leverkusen, como forma de somar jogos, experiência e melhorar as suas qualidades técnicas e tácticas. Com provas dadas nos escalões jovens da selecção bávara, Kroos é considerado como o natural sucessor de Michael Ballack na selecção principal do seu país.

Iniciando a carreira no clube da sua cidade, o Greifswalder SC, Toni Kroos cedo deu nas vistas, tranferindo-se pouco depois para o mais cotado Hansa Rostock. Nesse clube, Kroos não se amedrontou e rapidamente cativou o interesse de um colosso alemão, o Bayern Munique, mudando-se para o seu plantel júnior em 2006. Na época seguinte, Toni Kroos foi chamado ao plantel sénior do Bayern - apenas com 17 anos -, deslumbrando de imediato Jürgen Klinsmann, antiga glória do futebol alemão, que lhe garantiu que, a seu tempo, o número dez do plantel sénior seria dele, dando-lhe uma importante prova de confiança.




Nome: Toni Kroos
Nascimento: 04/01/1990 (19 anos)
Naturalidade: Greifswald - Alemanha
Altura: 182 cm
Peso: 71 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: FC Bayern Munique (Emprestado ao TSV Bayer 04 Leverkusen) - Alemanha
Nº Camisola: 39


A estreia pelos bávaros deu-se a 26 de Setembro de 2007, na vitóra por 5-0 sobre o Energie Cottbus. Em apenas 20 minutos, a jovem promessa fez duas assistência para Miroslav Klose, ganhando de imediato a confiança do ponta-de-lança de classe mundial. Na mesma época, desta feita na Taça Uefa (frente ao Estrela Vermelha), Kroos voltou a dar nas vistas, ao entrar ao minuto 81 e a assistir novamente Klose, marcando também um golo nos instantes finais da partida.

Já com a época terminada, no Campeonato do Mundo de sub-17, Toni Kroos voltou a brilhar (parece que este jovem não sabe fazer outra coisa). Assim, com um conjunto de grandes exibições, o jogador foi nomeado como Bola de Ouro do Torneio (melhor jogador) e como Bota de Bronze (3º melhor marcador - 5 golos/4 assistências). Em 5 de Setembro de 2008, Kroos estreou-se pelos sub-21 do seu país, na Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo da categoria, que terminou há poucos dias. No jogo de estreia, o jovem facturou um golo e realizou uma exibição consistente.

A época de 2008/2009 era tida como a temporada de afirmação do jovem jogador no plantel principal do Bayern Munique. No entanto, Toni Kroos apenas foi utilizado em sete partidas, incluindo um jogo da Liga dos Campeões, frente à Fiorentina. Assim, Klinsmann decidiu emprestá-lo na reabertura do mercado de transferências, em Dezembro, ao Bayer Leverkusen. Kroos realizou uma boa segunda metade de época, impondo-se na equipa, marcando um golo e sendo utilizado praticamente em todos os jogos.

Com apenas 19 anos de idade, Toni Kroos possui um palmarés invejável. Além de ter a capacidade de se assumir e de dar nas vistas logo nas estreias, o que pode pressupor que o jogador está limado para os grandes jogos, Kroos possui um considerável conjunto de troféus e nomeações no seu currículo: 1 Taça da Liga, 1 Taça da Alemanha e 1 Bundesliga pelo Bayern Munique e um terceiro lugar no Mundial sub-17, em 2007, no qual ele foi a estrela. Individualmente, Kroos venceu a Medalha de Ouro Fritz Walter, em 2008.

Vídeo:

Com a época de 2009/2010 tão perto, todos ficamos na expectativa para saber se finalmente este será o ano de afirmação de Toni Kroos que, com certeza, ainda irá fazer correr muita tinta nos jornais desportivos...

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário