quarta-feira, 22 de julho de 2009

Castro (FC Porto / SC Olhanense)

Bookmark and Share

Depois de André Pinto, outro jogador formado no F.C. Porto foi eleito pelos nossos visitantes, sendo desta feita Castro "premiado" como o melhor jovem médio do segundo maior escalão do futebol português (confira aqui). Este acabaria por "bater" a concorrência, liderando a votação com enorme diferença, sendo seguido de uma forma ténue por Rúben Lima e André Santos, justificando-se esta eleição com a excelente época realizada ao serviço da Olhanense, vindo a sagrar-se campeão da Liga Vitalis.

O jovem "nasceu" para o futebol no Gondomar, jogando na equipa da sua terra até aos doze anos, acabando por se transferir para os infantis do F.C. Porto após ter chamado a atenção dos responsáveis do clube portista. Já no seu novo clube, Castro acabaria por se evidenciar dos restantes, contribuindo de uma forma decisiva para a conquista do título nacional de Iniciados. As boas exibições ao serviço dos azuis e brancos proporcionaram ao atleta a chamada à selecção nacional de sub-17, demonstrando uma cultura táctica e capacidade de passe invulgar para um jovem da sua idade. Sócio portista desde os três anos, o médio ia expondo todas as suas qualidades nos escalões de formação do F.C. Porto, acabando no último ano de júnior por ser premiado por Jesualdo Ferreira, que decidiu incluir Castro nos treinos da equipa principal. No entanto, este ia competindo ao fim-de-semana pela equipa do escalão inferior, que acabaria por se sagrar campeã do nacional de Juniores com o actual seleccionador sub-19 Ilídio Vale ao leme da formação da Cidade Invicta.



Nome: André Castro Pereira
Nascimento: 02/04/1988 (21 anos)
Naturalidade: Gondomar
Altura: 179 cm
Peso: 75 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: FC Porto (Emprestado à SC Olhanense)
Nº Camisola: 10


Após cumprir a etapa de formação, o jovem acabaria por ser incluído no plantel principal dos dragões juntamente com Ventura e Rui Pedro, também eles formados no clube. Ainda assim, Castro não jogou com muita regularidade, sendo no entanto a sua pouca utilização encarada com bastante naturalidade dada a qualidade dos jogadores que ocupavam o mesmo sector de terreno do jovem luso, como os casos de Lucho, Paulo Assunção ou Raúl Meireles. Face a isto, o atleta actuaria em apenas dois jogos da Liga Sagres, sagrando-se ainda assim campeão nacional. No entanto, destacar-se-ia na Liga Intercalar, onde pode apresentar a sua boa capacidade técnica, bem como revelar-se um jogador bastante trabalhador e raçudo.

Para a época 2008/2009 e visando uma maior utilização, seria acordado um empréstimo do jovem à Olhanense por indicação do técnico da formação algarvia Jorge Costa, que receberia ainda outros jovens oriundos da cantera portista como Ukra, Stephane e Steven Vitória. Castro acabaria por ver com agrado esta "descida" à Liga Vitalis, dada a possibilidade de poder alinhar com maior frequência relativamente à temporada anterior. O jovem veria a "sua aposta ganha", pois participaria em 28 jogos, marcando 3 golos, sendo um dos grandes responsáveis pela notável subida do clube de Olhão ao escalão maior do futebol português. Com mais este título, Castro parece talhado para o sucesso, após ter ganho campeonatos nacionais ao nível das camadas jovens bem como no seu primeiro ano de sénior. No final da temporada, marcaria ainda presença no Torneio de Toulon ao serviço da selecção nacional de sub-21, sendo mesmo uma das principais figuras portuguesas, apesar da péssima prestação colectiva.

Vídeo:


Na nova temporada, será novamente ao serviço da Olhanense que o jovem evoluirá, antevendo-se que esta possa ser a sua época de afirmação no futebol português, para que futuramente possa integrar o plantel do F.C. Porto e se revelar uma das figuras do emblema azul e branco, de forma a que possa, eventualmente, merecer a confiança do seleccionador Carlos Queiroz em futuras convocatórias.

Filipe Jesus

3 comentários:

Anónimo disse...

muito bom blog
continuem :D

23 de julho de 2009 às 23:13
Anónimo disse...

muito bom blog !
adoro quando elogiam os grandes jovens jogadores portugueses ! e este é sem duvida 1 grande jogador ,que encheu o campo frente ao benfica!
continuem

2 de agosto de 2009 às 12:18
Anónimo disse...

adoro este blog tambem, e adoro este jogador , a sua entrega e qualidade pode leva lo ao porto para a proxima epoca.

cumprimentos

7 de janeiro de 2010 às 23:28

Enviar um comentário