domingo, 9 de agosto de 2009

Diego Silva (SC Braga / SC Covilhã)

Bookmark and Share

Numa altura em que as competições profissionais estão de regresso, entendi falar-vos de um jovem guardião que se evidenciou na primeira mão da primeira eliminatória da Carlsberg Cup. O guarda-redes parece assim arrancar para uma época a grande nível ao serviço do Sp. Covilhã, para que na próxima temporada possa, eventualmente, ser incorporado no plantel principal bracarense.

O "keeper" assumiu as redes pela primeira vez no modesto clube Os Andorinhas, um emblema barcelense que recebeu o atleta que nasceu no Brasil e que se instalou no nosso país desde muito cedo. Com uma envergadura física impressionante para um miúdo da sua idade, Diego destacava-se dos restantes colegas, acabando assim por despertar o interesse do Sp. Braga. A mudança para a formação arsenalista concretizou-se e desde logo o guardião revelou atributos bastante apreciáveis, numa equipa onde a formação de boas individualidades na baliza tem sido uma constante nos últimos anos, com bons exemplos no futebol português como Quim ou Eduardo, dois internacionais portugueses.

Já no patamar superior das camadas jovens, Diego alternou a titularidade da baliza com o também valioso Ricardo Ferreira, que na última época subiu à Liga Sagres ao serviço da Olhanense. As suas performances nos juniores do Sp. Braga chamariam a atenção dos responsáveis das selecções jovens de Portugal, que propuseram ao jovem representar a nossa selecção apesar de não ter nascido em Portugal. Também aqui o guardião demonstrou ser bastante seguro, possuindo reflexos e agilidade bastante apurados.



Nome: Diego Martins da Costa e Silva
Nascimento: 03/10/1989 (19 anos)
Naturalidade: Brasil
Altura: 190 cm
Peso: 89 kg
Posição: Guarda-redes
Clube: SC Braga (Emprestado ao SC Covilhã)
Nº Camisola: 99


Terminado o processo de formação e dada a forte concorrência no plantel do Sp. Braga, o jovem luso-brasileiro seria cedido ao G. D. Ribeirão, incluído num "pacote" de oito ex-juniores bracarenses que o clube decidiu emprestar à formação ribeirense num protocolo assinado entre os dois clubes. Com esta mudança, Diego pretendia adquirir uma maior experiência bem como solidificar as suas qualidades num patamar superior. No entanto, a disputa pela baliza seria bastante intensa com Litos, antigo atleta do Varzim e Beira-Mar, e que se evidenciava pela sua veterania e liderança no grupo de trabalho. Inicialmente, a escolha recaiu no segundo, em detrimento do jovem bracarense, que, apesar disso, continuou a trabalhar com grande afinco, acabando por conseguir a sua oportunidade, após expulsão de Litos. Ao longo dos jogos foi evidenciando uma enorme presença e uma boa eficácia ao nível das saídas. Contudo e de uma forma quase inexplicável, o jovem acabaria por ser relegado para o banco de suplentes e ver o seu espaço reduzido com a entrada de Lemos para o comando técnico.


Ainda assim, os adeptos ficaram agradados com as suas prestações, tal como o seleccionador Rui Caçador que o incluiu no lote de jogadores que foram para estágio da selecção de sub-21, tendo em vista a participação nos Jogos da Lusofonia, acabando, no entanto, por não jogar na competição.

No final da época, os directores do Sp. Braga premiariam o atleta com uma proposta de prorrogação do seu vínculo até 2012, mostrando estar com expectativas positivas em relação a si. Para a nova época e de forma a ganhar ainda maiores rotinas e consistência, Diego foi cedido ao Sp. Covilhã, apesar do interesse do Gil Vicente. E que melhor estreia o jovem poderia desejar! Como já referi, o guardião acabaria por brilhar no seu primeiro jogo ao defender uma grande penalidade, permitindo assim à sua equipa conquistar um triunfo importante para a passagem à próxima fase da competição. Diego certamente quererá que esta sua actuação seja uma imagem fiel daquilo que pretende efectuar durante o ano, desejando realizar óptimas exibições na Serra de modo a poder afirmar-se definitivamente no seu clube de origem.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário