segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pablo Piatti (UD Almería)

Bookmark and Share

Depois de uma série de três posts sobre jogadores formados em território europeu, decidi que o ideal seria rumar à América Latina. Após Zdravko Kuzmanović, jogador que evoluiu num tipo de futebol essencialmente físico e muito organizado tacticamente, apresento-vos Pablo Piatti, jovem promessa originária da Argentina e que desde há algum tempo vem dando nas vistas, ao espalhar a magia e o perfume do futebol das Pampas por onde passa. A Espanha parece já convencida do seu valor, os papões do resto da Europa mantêm-se atentos.


Nascido em La Carlota, uma modesta cidade pertencente à província de Córdoba, Pablo Piatti cedo se assumiu como uma das grandes promessas dos Estudiantes de La Plata, um dos clubes mais importantes do panorama futebolístico da Argentina. Depois de uma necessária evolução nos escalões de formação do clube, factor que não se deve ignorar e que se revela cada vez mais importante nos dias de hoje, Diego Simeone, antiga glória argentina, decidiu dar uma oportunidade ao jovem jogador. No dia 18 de Novembro de 2006, numa partida frente ao Newell's Old Boys, o pequeno Piatti foi lançado às feras e no fim de contas rugiu ainda mais alto do que elas, ao facturar o golo da vitória (2-1). Era uma estreia perfeita. A partir desse momento o jovem jogador tornou-se num verdadeiro ídolo para os adeptos do clube.



Nome: Pablo Daniel Piatti
Nascimento: 31/03/1989 (20 anos)
Naturalidade: La Carlota - Argentina
Altura: 161 cm
Peso: 58 kg
Posição: Avançado
Clube: UD Almería - Espanha
Nº Camisola: 11


No fim dessa temporada, surgia o Mundial de sub-20, competição carregada de grandes telentos, uma das preferidas dos treinadores que pretendem encontrar jogadores com grande potencial e grande margem de progressão. Piatti foi uma das grandes surpresas da convocatória de Hugo Tocalli, tornando-se no jogador mais jovem da comitiva, apenas com 17 anos. A Argentina venceu a competição sem perder qualquer partida, Aguero foi o melhor marcador e estrela da companhia e Piatti foi a confirmação da sucessão nos escalões de formação da selecção alvi-celeste.

A sua boa prestação no campeonato do Mundo de sub-20 não permitiu ao Estudiantes segurá-lo por muito mais tempo. Piatti manteve-se mais uma temporada no clube argentino, mas no defeso de 2008/2009, o Almería, um dos mais modestos clubes da divisão principal espanhola decidiu arriscar a transferência, antecipando-se aos gigantes europeus. Pablo Piatti, chegou mesmo a ser apontado como reforço do FC Porto, mas Jesualdo Ferreira viu com reservas a sua pequena estatura e o seu peso de criança. Juventus, Fiorentina e Werder Bremen também não tiveram coragem para arriscar.

A jovem promessa estreou-se frente ao Atlético de Bilbau, realizando um bom jogo e convencendo Hugo Sánchez. Na jornada seguinte, em jogo caseiro frente ao Valência, facturou o primeiro golo na Europa. Na primeira época ao serviço da formação espanhola, Piatti foi utilizado com bastante frequência, marcando 5 golos e contribuindo de grande modo para o excelente 11º lugar da sua equipa no campeonato.

Vídeo

A temporada de 2009/2010 espera-se que seja de confirmação e uma coisa é certa: se Pablo Piatti mantiver o seu nível exibicional é bem provável que esta seja a sua segunda e última época em Almería. A sua baixa estatura começa a não ser desculpa e ele bem se pode desculpar e dizer: o Messi é do meu tamanho!

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário