sábado, 15 de agosto de 2009

Rabiu Ibrahim (Sporting CP)

Bookmark and Share

Apesar de este ser o primeiro post referente a um jogador africano, a verdade é que, no que diz respeito à arte de bem tratar uma bola de futebol, este continente está repleto de artistas. Um dos diamantes no meio deste tesouro africano é Rabiu Ibrahim. O jovem nigeriano tem apenas 18 anos e é já visto como uma das grandes promessas mundiais, tendo sido incluído pelo jornal britânico “The Times” numa lista de 50 promessas do futebol mundial.

Contratado aos nigerianos do Gateway FC, o médio-ofensivo chegou ao Sporting a 8 de Novembro de 2007 por uns módicos 800 mil euros. Depois de ter ajudado a sua selecção a sagrar-se campeã africana e mundial de sub-17, de ter sido coroado com a bota e bola de ouro no Campeonato Africano e de ter deixado “água na boca” a muitos observadores, os dirigentes leoninos avançaram na compra do seu passe sob o olhar atento de Real Madrid, Arsenal e Liverpool. Após sete horas de negociações o acordo foi selado e o Sporting conseguia trazer para a sua academia uma grande promessa mundial. Apesar dos leoninos só terem adquirido o passe do jogador depois de este ter realizado uma excelente campanha na selecção, a verdade é que Ibrahim já conhecia os cantos à casa, pois já tinha estado à experiência no clube durante um período entre a participação no Campeonato Africano e no Mundial.



Nome: Rabiu Danda Ibrahim
Nascimento: 15/03/1991 (18 anos)
Naturalidade: Kano - Nigéria
Altura: 169 cm
Peso: 60 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Sporting CP
Nº Camisola: 45


Por razões burocráticas, o jovem só pôde actuar passados cerca de quatro meses. Num jogo a contar para o campeonato de juniores, o Sporting deslocou-se ao terreno do Estoril e Ibrahim entrou a cerca de 30 minutos do final. Apesar de estar a jogar com jogadores de um escalão superior ao seu, a verdade é que o suposto sucessor de Jay-Jay Okocha não se deixou intimidar, mostrando mesmo uma série de qualidades em campo: bom toque de bola, passe preciso e dois bons pés, embora utilize preferencialmente o esquerdo. Uma quantidade enorme de qualidades que chegam e sobram para se perceber o verdadeiro valor do nigeriano; aliás, não é por acaso que a sua alcunha é wonder kid (miúdo maravilha). De aspecto franzino, Ibrahim não mostra receio em ir ao choque com os mais corpulentos e, tal como o mesmo referiu, a sua grande fraqueza é mesmo o remate. Porém, para o jovem craque este não é um grande problema e até tem solução: “Como não consigo rematar muito bem a bola fora da área, prefiro desmarcar os meus companheiros”.

Ao contrário do que aconteceu na sua primeira época ao serviço dos leões, na qual se sagrou campeão nacional de juniores, a época de 2008/2009 não correu tão bem ao colectivo, que teve de se contentar com um segundo lugar, se bem que com muita polémica à mistura. Contudo, a nível individual a época foi mais vantajosa para Ibrahim. O jovem foi chamado para representar a sua selecção na CAN de Sub-20 e, posteriormente, foi convocado por Paulo Bento para a última jornada da Liga Sagres frente ao Nacional da Madeira. O jovem acabou por não entrar na partida, porém, apesar de ter sido convocado devido ao grande número de ausências no plantel, esta não deixou de ser uma recompensa pelo seu bom desempenho ao longo de toda a temporada.

Como ainda pode rodar pelas camadas jovens do clube, Rabiu Ibrahim terá agora que se adaptar melhor ao futebol português e, essencialmente, ganhar alguns quilos e centímetros para que se torne mais forte fisicamente. Assim, sendo o Sporting um clube que gosta de apostar em jovens da sua formação, parece que o nigeriano, a seu tempo, terá a sua oportunidade para tentar convencer Paulo Bento a integrá-lo no plantel principal.

Vídeo:

O presidente da Confederação Africana de Futebol , Issa Hayatou, é um dos muitos admiradores de Ibrahim e uma expressão sua deixa bem patente o potencial do craque: ”É o maior talento que já vi jogar em 50 anos de futebol”. É bem provável que não o tenha dito só da boca para fora...

Pedro Nogueira

1 comentários:

jorge disse...

infelizmente foi um fracasso. nao se consegue afirmar. pena...

15 de janeiro de 2012 às 09:00

Enviar um comentário