quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nathan Delfouneso (Aston Villa FC)

Bookmark and Share

Ao acompanhar de perto a pré-temporada do Aston Villa, equipa que admiro desde Brad Friedel a Emile Heskey, deparei-me com Nathan Delfouneso, um produto das escolas dos The Villans, que começou por dar nas vistas na época transacta, mas que, na minha opinião, terá argumentos para consolidar esta temporada todas as expectativas criadas em seu redor.

Delfouneso estreou-se pelas Reservas do Aston Villa em Março de 2007, apenas um mês depois de ter completado 16 anos de idade. Em Outubro desse mesmo ano marcou o primeiro golo, frente ao Reading. As suas exibições agradaram aos responsáveis da formação de Birmingham, que o convidaram a assinar o primeiro contrato profissional em Fevereiro de 2008. O número que o jovem jogador escolheu foi o 14, pois a sua admiração por Thierry Henry já foi admitida numa entrevista à revista francesa Onze Mondial. Na primeira temporada como jogador das Reservas, Delfouneso participou em 41 partidas, facturando 22 golos. Uma boa média para um jovem da sua idade...



Nome: Nathan Delfouneso
Nascimento: 02/02/1991 (18 anos)
Naturalidade: Tyseley - Inglaterra
Altura: 186 cm
Peso: 69 kg
Posição: Avançado
Clube: Aston Villa FC - Inglaterra
Nº Camisola: 14


Com 17 anos e 195 dias, Nathan Delfouneso tornou-se no jogador mais jovem dos The Villians a participar numa competição europeia. Em 2008/2009, na fase de apuramento para a extinta Taça-Uefa, a jovem promessa deu-se a conhecer à Europa frente aos islandeses do FH Hafnarfjorour, participando também no jogo da segunda-mão no Villa Park.

Internamente, Delfouneso fez a sua estreia na FA Cup, frente ao Gillingham, marcando o seu primeiro golo na eliminatória seguinte dessa mesma competição, em jogo contra o Doncaster Rovers. Martin O'Neill, coach do Aston Villa expressou depois da partida o seu contentamento pela exibição do seu jovem prodígio. Em Fevereiro de 2009, Neil Warnock, treinador do Crystal Palace admitiu-se interessado por Delfouneso a título de empréstimo, proposta que O'Neill rejeitou prontamente, afirmando que emprestar o jogador "não era nenhum favor". Em 13 de Maio de 2009, a direcção dos The Villians decidiu galardo-á-lo com o prémio de Melhor Jogador Jovem do Aston Villa, numa cerimónia interna.

Na selecção inglesa, Nathan Delfouneso vem subindo todos os escalões desde a catagoria de sub-16. Actualmente no escalão de sub-19, o jovem jogador é uma das estrelas da companhia. E a prova foi dada no recém-terminado Europeu Sub-19, consagrando-se melhor marcador com quatro golos, preponderantes para a chegada da Inglaterra à final da prova. Sendo assim, certamente que a sua estreia pelos sub-21 não deve demorar, e daí à selecção principal é um saltinho. Que o diga Theo Wallcott...


Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário