domingo, 8 de novembro de 2009

Loïc Rémy (OGC Nice)

Bookmark and Share

Entendi iniciar este post com uma questão que penso ser pertinente: jogando num clube de dimensões consideráveis, um jogador deverá encarar a sua transferência para uma equipa com menores aspirações como uma "despromoção" na sua carreira? Foi esta situação que Loïc Rémy conseguiu contrariar após trocar o poderoso Ol. Lyon pelo Nice, onde haveria de se afirmar de uma forma bastante vincada.

Natural da cidade de Lyon, o jovem formou-se precisamente nas escolas dos Les Gones, tendo sempre sido um dos atletas em evidência nos escalões de formação, o que acabaria por proporcionar a promoção à equipa principal, correndo a época 2006/2007. No entanto, Rémy acabaria por ser utilizado esporadicamente, tal como viria a acontecer na temporada seguinte, actuando no total em apenas doze partidas.

Assim e atendendo ao valor do avançado, os dirigentes do Ol. Lyon decidiram cedê-lo em Janeiro de 2008 ao Lens, de forma a poder jogar um maior número de minutos e adquirir maior experiência a nível profissional. Este objectivo acabaria por ser alcançado dada a assinalável utilização do jovem no período de empréstimo, destacando-se também pela sua eficácia em termos ofensivos, tendo apontando três golos em meia época realizada no Lens. Contudo, os seus tentos não seriam suficientes para evitar a despromoção do clube gaulês, retornando ao antigo campeão francês no final da época.



Nome: Loïc Rémy Cupid
Nascimento: 02/01/1987 (22 anos)
Naturalidade: Lyon - França
Altura: 184 cm
Peso: 66 kg
Posição: Extremo-Direito/Avançado
Clube: OGC Nice - França
Nº Camisola: 7



Apesar da boa segunda metade da época realizada no modesto Lens, Rémy percebeu que não seria uma das primeiras escolhas no seu clube de formação, o que o levou a aceitar de imediato a proposta do Nice, numa transferência avaliada em oito milhões de euros. Com o propósito de relançar a carreira e de se impor definitivamente no futebol francês, o jovem mostrou todo o seu valor na temporada transacta, onde foi mesmo uma das grandes revelações da Ligue 1.

Letal em lances de finalização, bastante veloz e forte nos duelos individuais, o avançado gaulês marcou por onze vezes no campeonato, ajudando de forma preciosa para o nono lugar da tabela classificativa. Face à boa temporada efectuada pelo atleta, especulou-se um possível regresso ao Ol. Lyon, que estava disposto a desembolsar alguns milhões para readquirir esta pérola, de forma a voltar a conquistar o ceptro de campeão. No entanto, a mudança não se concluiria e o jovem manteve-se no Nice, voltando a brilhar esta época, levando já seis golos marcados, o mais recente obtido ontem na vitória no terreno do PSG.

Os bons desempenhos de Rémy não passaram despercebidos ao seleccionador Raymond Domenech, que o utilizou num jogo particular frente à Nigéria, permitindo assim a primeira e única internacionalização A até ao momento, tendo, contudo, um percurso assinalável nas selecções jovens francesas.

Com contrato até 2012, o jovem pretenderá continuar a demonstrar todos os seus argumentos de forma a poder concretizar a transferência para uma formação com objectivos mais ambiciosos e "seguir" um caminho semelhante a outros atletas da sua geração como Karim Benzema e Samir Nasri.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário