segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rene Krhin (FC Inter de Milão)

Bookmark and Share

É certo e sabido que o Inter de Milão é uma equipa com uma média de idades elevada. Aliás, este é um dos principais factores que tem condicionado um pouco as prestações do clube nos últimos anos, sobretudo a nível europeu, contra equipas com um futebol mais rápido e mais técnico do que o praticado no futebol italiano. Como tal, José Mourinho tem tentado rejuvenescer o plantel, e ano após ano tem vindo a testar jovens na equipa principal, com o objectivo de construir uma equipa mais equilibrada e jovem.

Depois de Davide Santon (18 anos), que na época passada se destacou pela positiva no lado esquerdo da defesa, a sorte este ano sorriu a Rene Krhin (19 anos), um centro-campista esloveno que tem sido utilizado a espaços na equipa, mas que já foi alvo de elogios por parte do técnico português: “O Rene tem tudo o que um jovem jogador deve ter. Ele é muito profissional, com grandes ambições, e deixa-me muito feliz pela sua disciplina e talento.”

Rene Krhin começou a jogar futebol no Maribor, clube da sua cidade natal, e em Dezembro de 2006 fechou contrato com o Inter de Milão, depois de alguns olheiros milaneses o terem descoberto num torneio internacional em Outubro do mesmo ano. Acabado de recuperar de uma lesão grave que o havia afastado durante largos meses dos relvados nesse ano, o médio esloveno ainda demorou algum tempo a recuperar a sua melhor forma, contando com uma preciosa ajuda do seu compatriota Vid Belec, ex-colega de equipa no Maribor e que havia chegado poucas semanas antes a Itália, para uma melhor adaptação ao futebol transalpino e à língua materna.



Nome: Rene Krhin
Nascimento: 21/05/1990 (19 anos)
Naturalidade: Maribor - Eslovénia
Altura: 189 cm
Peso: 78 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: FC Inter de Milão - Itália
Nº Camisola: 15



Numa primeira fase, Rene Krhin começou por jogar pela Allievi Nazionali (equipa sub-17) do Inter, mas não tardou a subir à equipa de reservas. E foi nesta equipa que o jovem chamou verdadeiramente à atenção. A época 2008/2009 foi bastante produtiva para o esloveno, participando em todas as partidas da equipa, e as suas prestações fizeram convencer José Mourinho, que o chamou várias vezes à equipa principal já perto do final da temporada. Depois de alguns treinos, era notório no técnico português uma clara satisfação pelo desempenho do jovem, num momento em que ficava a promessa de nova chamada ao plantel na nova época.

E assim foi. No Verão de 2009 os nerazzurri partiram para uma digressão na América e Krhin (bem como mais uns poucos jovens) partiu com a comitiva milanesa, acabando por actuar vários minutos nos jogos de preparação da equipa. A nível oficial, a estreia foi reservada para o dia 13 de Setembro, frente ao recém-promovido Parma, estavam apenas decorridas três jornadas do campeonato. Depois da estreia, Mourinho chamou-o por mais duas ocasiões, sendo que na última das quais, a 1 de Novembro perante o Livorno, alinhou a titular, sendo substituído ao intervalo.

A nível internacional, o jovem foi a estrela maior da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu de sub-19 deste ano, capitaneando uma equipa que conseguiu atingir a fase final da prova, mas que não pôde contar com Krhin devido a compromissos com o clube. Depois disso, estreou-se pela selecção principal, num amigável realizado a 5 de Setembro, sendo baptizado pela fortíssima selecção da Inglaterra. Mas o grande momento estava reservado para o play-off de apuramento para o Mundial de 2010. Surpreendentemente, o seleccionador Matjaž Kek convocou-o para os importantes jogos com a Rússia, dando a oportunidade ao jovem de se mostrar, para eventualmente poder vir a ser convocado para o Mundial, caso se verifique o apuramento dos eslovenos. No primeiro jogo, Krhin não saiu do banco; resta aguardar para ver como será em Maribor…

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário