terça-feira, 24 de novembro de 2009

Michael Mancienne (Chelsea FC / Wolverhampton Wanderers FC)

Bookmark and Share

Não era a Michael Mancienne que pensava dedicar este post, mas quem viu o jogo entre Portugal e Inglaterra no escalão de sub-21, de certeza absoluta que reparou neste jovem jogador. Rápido, versátil (pode jogar a defesa-central ou a defesa-direito) e eficiente (tanto a nível defensivo como ofensivo), Mancienne poderá ser um sério sucessor de John Terry no Chelsea.

Michael Mancienne chegou muito cedo aos blues. Apenas com nove anos, o jovem defesa deixou o modesto Kingstonian FC e passou a integrar os escalões de formação do gigante londrino. Depois de percorrer um longo e bem sucedido percurso de formação, Mancienne assinou o seu primeiro contrato profissional no ano de 2006. Nessa mesma temporada, a jovem promessa foi convocada para um jogo oficial - o último da época -, mas não saiu do banco de suplentes.

Na época de 2006/2007, Michael Mancienne foi mesmo integrado nos trabalhos de pré-época do Chelsea, nos Estados Unidos. No princípio dessa temporada, o jovem defesa fez a sua estreia na Community Shield, contra o Liverpool, e na Premier League, contra o Manchester City, actuando ainda frente ao Blackburn Rovers. Após isso, Mancienne esperou dois anos até que voltasse a fazer o seu próximo jogo oficial pelo clube londrino. Era hora de ser emprestado para ganhar experiência e minutos de jogo...



Nome: Michael Ian Mancienne
Nascimento: 08/01/1988 (21 anos)
Naturalidade: Isleworth - Inglaterra
Altura: 184 cm
Peso: 74 kg
Posição: Defesa-Central / Defesa-Direito
Clube: Chelsea FC (emprestado ao Wolverhampton Wanderers FC) - Inglaterra
Nº Camisola: 27



O Queens Park Rangers foi o primeiro clube a contar com os serviços da jovem estrela. Durante a temporada de 2006/2007, Michael Mancienne foi uma aposta regular do técnico dos The Hoops, actuando preferencialmente a defesa-direito, mas também a defesa-central, a sua posição predilecta. Devido à sua dedicação e entrega em campo, Mancienne rapidamente se tornou num dos jogadores preferidos dos adeptos da equipa de Londres, sendo considerado o melhor jogador jovem do ano pelos simpatizantes do clube.

Depois de dois anos ao serviço do QPR, o jovem jogador juntou-se ao Wolves, uma equipa com outras aspirações na Championship inglesa. Na temporada de 2008/2009, Mancienne fez parte da equipa dos lobos ingleses (que viria a subir à Premier League inglesa) durante a primeira metade da época , tendo, entretanto, regressado ao Chelsea no mercado de Inverno para colmatar as várias lesões no sector defensivo dos blues.

Esta época, agradados com a sua prestação no clube, os dirigentes do Wolves decidiram apostar novamente no jovem jogador para enfrentarem a difícil tarefa de assegurarem a manutenção no escalão principal inglês. Nos primeiros jogos da época decorrente, Michael Mancienne tem sido uma aposta regular por parte do técnico Mick McCarthy e tem efectuado um importante papel no equilíbrio defensivo da sua equipa, bem como nas incursões mais ofensivas.

Em termos internacionais, o jovem jogador, que tinha a possibilidade de jogar pela selecção das Seychelles, rejeitou essa possibilidade de pronto e decidiu que iria representar a selecção de sua Majestade. Assim, Mancienne vem representando a selecção inglesa desde o escalão de sub-16, sendo um dos jogadores mais influentes da selecção de sub-21. Apesar de não possuir qualquer internacionalização pela selecção principal inglesa, o jovem jogador foi chamado por Fabio Capello em Novembro de 2008 para um particular frente à Alemanha, não saindo no entanto do banco de suplentes.

Dada a sua enorme margem de progressão, Michael Mancienne poder-se-á tornar num caso sério do futebol inglês. A sua simplicidade e inteligência dentro do campo fazem-no distinguir dos demais jogadores da sua idade. O seu futuro é bastante promissor e, uma vez que foi formado num clube que tem o hábito de formar grandes defesas, Mancienne tem tudo para ter uma carreira recheada de sucessos. Carlo Ancelotti tem-no com certeza debaixo de olho e a sua chamada à equipa principal do Chelsea poderá ser, a qualquer momento, uma realidade definitiva.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário