quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tiago Cintra (Leixões SC)

Bookmark and Share

Estando a viver a melhor fase da sua ainda curta carreira, coroada recentemente com a chamada à selecção de sub-21, Tiago Cintra é, sem dúvida, um dos grandes destaques da Liga Sagres dadas as boas actuações exibidas ao serviço do Leixões.

Tendo nascido no problemático Bairro da Biquinha em Matosinhos, este jovem decidiu "contornar" todos os perigos inerentes a uma vida tradicionalmente complicada para os moradores destas zonas e enveredar por aquilo que sabe e lhe dá prazer : jogar futebol. Contudo, Tiago Cintra iniciou-se no futsal, representando a Ass. Cultural da Biquinha, colectividade do seu bairro. Com uma considerável apetência para a prática desportiva, o extremo português decidiu mudar-se para o futebol, ingressando nos escalões de formação do Leixões. Nos "bebés" de Matosinhos, Tiago acabaria mesmo por se evidenciar dos seus colegas, sendo inclusivamente chamado à selecção nacional de sub-17.

A sua evolução não seria descurada pelo departamento de prospecção do FC Porto que o definiria como um jovem com enorme margem de progressão. Assim, o matosinhense mudar-se-ia para os dragões aos 17 anos a troco de, consta-se, cem mil euros. No entanto, e face à qualidade dos jovens portistas, Tiago seria cedido no primeiro ano de júnior ao Leixões, de forma a poder jogar regularmente. Já na sua última época ao serviço das camadas jovens, voltaria aos portistas, actuando juntamente com outros jovens promissores como André Pinto e Tengarrinha. Ainda assim, o médio ala não seguiria o "rumo" dos seus companheiros, não prolongando, desta forma, o vínculo à turma azul e branca.



Nome: Tiago Manuel Pinto Cintra
Nascimento: 05/07/1989 (20 anos)
Naturalidade: Matosinhos
Altura: 185 cm
Peso: 82 kg
Posição: Médio Ala Direito / Esquerdo
Clube: Leixões SC
Nº Camisola: 21



Perante esta situação e sendo Tiago Cintra um jogador livre, o Leixões decidiu apostar no regresso de uma das pérolas da sua formação, de forma a proporcionar ao jovem a exploração de todas as suas virtudes. Assim, e preenchendo mais uma fase da sua evolução, Tiago no seu primeiro ano de sénior, rodaria no Amarante, que competia na II Divisão B, onde seria uma das referências da equipa, terminando a época com dez golos obtidos.

Após o ano proveitoso na formação amarantina, o jovem seria incluído no plantel leixonense para esta temporada, que havia efectuado uma época surpreendente na edição 2008/2009 da Liga Sagres, onde chegou a ser líder durante várias jornadas. Sendo visto inicialmente como segunda escolha do técnico José Mota, o extremo luso estrear-se-ia a titular em pleno estádio do dragão, de onde a sua equipa sairia vergada a uma goleada de 4-1. Apesar do resultado, Tiago foi um dos atletas que mais tentaram contrariar a superioridade portista, acabando a sua atitude por convencer o seu treinador, que a partir desse jogo o utilizou em todas as partidas realizadas até ao momento na principal liga portuguesa.

Tendo como principais concorrentes o veterano Zé Manel e a figura da temporada transacta Braga, o jovem não se intimida com tudo isto, mostrando ser um autêntico quebra-cabeças para as defensivas contrárias e exibindo um forte remate em lances de bola parada, atributos que acabaram por levar os responsáveis do Leixões a estender o seu contrato por mais quatro anos, com o objectivo de segurar um dos seus principais activos.

Apesar de ainda não ter facturado no escalão maior do futebol português, as suas actuações têm merecido a atenção de Oceano, que decidiu convocar o extremo matosinhense para os recentes jogos decisivos da selecção de sub-21, actuando, inclusive, frente à Inglaterra no mítico estádio de Wembley.

Com um futuro bastante risonho pela frente, Tiago Cintra pretenderá tornar-se uma referência no futebol português e espalhar toda a sua magia pelos relvados, de forma a poder tornar-se um grande exemplo para os jovens que vivem no Bairro da Biquinha e ajudá-los a escolher "uma vida melhor".

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário