quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Alexandre Song (Arsenal FC)

Bookmark and Share

Depois de uma pequena ausência derivada da grande carga de trabalhos desnecessários e de testes antes da sua época oficial que Bolonha nos oferece, regresso com mais uma jovem promessa da Premier League Inglesa. Desta feita, irei falar-vos de Alexandre Song, um médio camaronês que se vem afirmando aos poucos na equipa de Arsène Wenger e que realizou uma portentosa exibição na última jornada frente ao Hull City.

Apesar de perder o seu pai logo aos três anos de idade, Song cresceu como homem e como futebolista bastante protegido pelo seu tio, Rigobert Song, jogador de referência da selecção camaronesa e que já actuou no Liverpool e no West Ham.

Os seus primeiros passos como jogador foram dados em França, ao serviço do Bastia. À medida que foi evoluindo no clube gaulês, o jovem jogador foi captando a atenção de grandes emblemas europeus: Inter, Manchester United, Lyon e Middlesbrough sondaram o camaronês. No entanto, foi a armada de olheiros ao serviço de Arsène Wenger que deitou mão ao jogador, numa primeira fase por empréstimo. Em Junho de 2006, era oficializado um contrato de quatro épocas ao serviço dos gunners.



Nome: Alexandre Dimitri Song Billong
Nascimento: 09/09/1987 (22 anos)
Naturalidade: Douala - Camarões
Altura: 185 cm
Peso: 74 kg
Posição: Defesa-Central / Médio-Defensivo
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Nº Camisola: 17



Ainda durante a fase de empréstimo, em 2005, Alexandre Song fez a sua estreia na Premier League, num jogo frente ao Everton. Em 2007, marcou o seu primeiro golo com a camisola do Arsenal, num jogo contra o Liverpool. No mercado de Inverno desse ano, o jogador foi emprestado ao Charlton Athletic, mas apesar de impressionar o clube foi despromovido, voltando ao clube com quem tinha contrato para os trabalhos da pré-época de 2008/2009.

A nível internacional, Song começou por jogar na selecção francesa de sub-16, mas quis escapar à onda de africanos que se acabam por naturalizar franceses e servir essa selecção, optando pela selecção camaronesa a partir do escalão de sub-17. No ano de 2008, e em plena Taça das Nações Africanas, Alexandre Song fez a estreia pela selecção A do seu país, entrando no decorrer de um jogo contra o poderoso Egipto. Nessa competição, o promissor médio fez um punhado de excelentes exibições e só não fez parte do onze ideal do torneio, porque a experiência de Geremi falou mais alto.

Esta temporada tem sido de afirmação para Alexandre Song. Apesar de ainda não se ter afirmado como titular indiscutível, o médio camaronês tem impressionado os adeptos dos gunners e Arsène Wenger, que não se roga em apostar no jovem jogador. Na semana passada, frente ao Hull City, Song e Diaby encarregaram-se de segurar o meio campo, minimizando a ausência da super-estrela Cesc Fàbregas.

Vídeo:

Se o nível exibicional de Alexandre Song se mantiver, certamente que o treinador do Arsenal o irá ver como um valor cada vez mais indiscutível num meio campo recheado de jogadores de elevado potencial, como Diaby, Denilson e Fàbregas.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário