quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ishmael Yartey (SL Benfica / SC Beira-Mar)

Bookmark and Share

Num ano em que a globalização foi um tema constantemente na ordem do dia, este fenómeno seria igualmente perceptível ao nível dos escalões jovens do futebol nacional com a aquisição de promessas estrangeiras para actuarem nas equipas de formação dos principais clubes portugueses. Um dos exemplos da recente aposta neste tipo de transferências é o ganês Ishmael Yartey que, após brilhar nos juniores do Benfica, tem aproveitado a cedência ao Beira-Mar para exibir toda a sua qualidade.

Oriundo de um país onde o futebol tem conhecido um espantoso desenvolvimento nos últimos anos, Yartey nasceu para o futebol no desconhecidíssimo All Blacks FC, onde desde logo se perspectivava um futuro auspicioso para este jovem. O excelente Mundial sub-17 que realizou na Coreia do Sul foi a montra ideal para saltar para "os holofotes do estrelato", dado ter despertado o interesse de vários clubes europeus como Lille, Barcelona, Benfica e, igualmente, o Sporting.

Os encarnados acabariam por vencer esta disputada luta pelo passe do talentoso ganês, tendo acordado um empréstimo de ano e meio de forma a possibilitar aferir o seu real valor após uma fase de adaptação sempre complexa. Com agradáveis exibições ao serviço dos juniores benfiquistas, o médio ala "passaria este teste", assinando um contrato de quatro anos com o devido aval do director desportivo Rui Costa, que lhe reconheceu uma notável valia técnica.



Nome: Ishmael Yartey
Nascimento: 11/01/1990 (19 anos)
Naturalidade: Swedru - Gana
Altura: 170 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio-Ala Esquerdo / Avançado
Clube: SL Benfica (Emprestado ao SC Beira-Mar)
Nº Camisola: 10



Apelidado de "Giggs do Gana" dadas as suas parecenças em termos futebolísticos com o veterano atleta do Manchester United, Yartey ganharia um papel de destaque nas hostes encarnadas, sendo chamado regularmente na época passada para treinar com o plantel principal do Benfica às ordens de Quique Flores. Os bons desafios realizados ao serviço da formação "incentivaria", neste início de época, os dirigentes benfiquistas a inclui-lo no fundo de investimento criado para valorizar os principais jogadores do conjunto da Luz, ao lado de nomes como Javi Garcia e David Luiz, constituindo uma prova cabal do seu enorme valor.

Projectando-se uma carreira de sucesso ao jovem, as águias entenderam cedê-lo esta temporada ao Beira-Mar, formação empenhada em regressar ao escalão principal. Na turma aveirense, o extremo cedo se impôs, marcando quatro golos nos primeiros dois meses, revelando-se bastante veloz, com uma capacidade de drible fantástica e destemido nos lances de um-para-um, não tendo receio de "partir para cima dos adversários", bem à imagem de Ryan Giggs no apogeu da sua carreira.

Contudo, uma lesão acabaria por interromper esta boa série de actuações, obrigando o jovem a perder alguns jogos do conjunto de Aveiro. O desejado regresso do ganês, que pode actuar quer como médio-ala esquerdo quer como segundo avançado, ocorreria neste mês de Dezembro, coincidindo com a subida do Beira-Mar à liderança da Liga Vitalis, após alguns problemas financeiros relacionados com a existência de salários em atraso.

Previsivelmente um dos eleitos para representar Gana no recente Mundial de Sub-20, Yartey seria preterido à última hora da convocatória final após ter afirmado que o seleccionador se deixava subornar para chamar determinados jogadores. Apesar da polémica e da ausência do prodígio, a formação ganesa acabaria por arrecadar a medalha de ouro após ter batido o Brasil nas grandes penalidades.

Vídeo:

Tomando como exemplo o caso de Fábio Coentrão, que regressou de forma espantosa ao Benfica após sucessivos empréstimos, o jovem tentará aproveitar da melhor forma a cedência ao Beira-Mar para ganhar maior maturidade e jogar com assiduidade. Compatriota de atletas como Michael Essien ou Sulley Muntari, o extremo certamente pretenderá atingir o topo do futebol ganês e, dessa forma, representar a selecção principal, com o intuito de a tornar a principal potência do continente africano.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário