quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Takayuki Morimoto (Calcio Catania SpA)

Bookmark and Share

Vivendo uma fase de menor fulgor em termos internacionais, a selecção japonesa conta nas suas fileiras com uma grande promessa que tem vindo a sobressair na Liga Italiana. Com apenas 21 anos, Takayuki Morimoto pretende tornar-se um símbolo do seu país, a exemplo dos seus históricos compatriotas Hidetoshi Nakata e Shunsuke Nakamura, autênticos ídolos para o público japonês.

Tendo efectuado toda a sua formação nas camadas jovens do Tokyo Verdy, Morimoto revelou-se desde esses tempos um jovem com enorme potencial e com um futuro bastante promissor. As suas qualidades acabariam por permitir a sua estreia oficial num jogo da equipa sénior em Março de 2004, com apenas 15 anos, 10 meses e 6 dias, no desafio frente ao Jubilo Iwata, batendo desta forma o recorde do jogador mais jovem de sempre a actuar na JLeague. Na mesma temporada, o jovem haveria de coleccionar novo recorde, após ter marcado um golo, tornando-se o jogador mais novo de sempre a facturar na Liga Japonesa.

Por esta altura a sua cotação ia subindo, acabando por participar no Mundial de sub-20 em 2005, ficando desde logo apelidado de "Ronaldo japonês", em tributo ao "Fenómeno" brasileiro, dado ser um finalizador nato e de possuir muita velocidade, ao estilo de Ronaldo nos seus bons velhos tempos.



Nome: Takayuki Morimoto
Nascimento: 07/05/1988 (21 anos)
Naturalidade: Kawasaki - Japão
Altura: 180 cm
Peso: 70 kg
Posição: Avançado
Clube: Calcio Catania SpA- Itália
Nº Camisola: 15



Apesar da menor visibilidade a que está sujeito o mercado japonês, o Catania apostaria no valor deste avançado, recebendo-o por empréstimo do T. Verdy em 2006/2007, de forma a avaliar a sua adaptação a um estilo de jogo bastante diferente ao praticado no seu país. O dianteiro nípónico "não deixaria os seus créditos por mãos alheias", conseguindo marcar logo no seu jogo de estreia frente à Atalanta, necessitando apenas de quatro minutos para facturar após saltar do banco de suplentes.

Contudo, viria a lesionar-se com gravidade nos ligamentos do joelho, o que não o impediria de se vincular definitivamente à formação rossazzurri, que o considerava um jovem com imenso potencial. Após recuperar das incómodas limitações físicas, Morimoto actuaria em 14 jogos ao longo da época 2007/2008, obtendo apenas um tento. O nipónico ia agradando aos responsáveis do Catania, que decidiram prolongar o seu contrato até 2011, após a sua participação ao serviço da selecção japonesa nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Após esta fase de adaptação ao futebol transalpino, o avançado explodiria na temporada transacta, evidenciando-se pelo enorme espírito de sacrifício em prol da equipa e pelo admirável oportunismo revelado em frente às balizas adversárias, tendo registado a marca de sete golos, ajudando para uma manutenção tranquila e uma consolidação do seu clube na Serie A.

No nova época, o jovem também já conseguiu "picar o ponto", contando até ao momento com três golos, tendo, inclusivamente, recebido elogios do brasileiro Alexandre Pato, após as suas prestações no campeonato. A sua carreira tem conhecido, actualmente, uma ascensão considerável, como comprova o facto de já se ter estreado pela selecção principal nipónica, tendo mesmo conseguido marcar no amigável frente ao Togo.

Vídeo:

Com apenas 21 anos, Morimoto tem sido um dos destaques na imprensa italiana, após o alegado interesse de Sir Alex Ferguson em contar com o seu valor. Desconhecendo-se a veracidade destas notícias, o jovem, certamente, tentará continuar a realizar boas exibições no Catania com o intuito de estar presente no Mundial 2010 e continuar "a subir na carreira", isto é, transferir-se para um clube com outra projecção futebolística e tornar-se uma das referências do futebol nipónico.
Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite...
Voces tem ai grandes travalhos continuem com o projeto que tenho a certeza que vai longe
;)

7 de dezembro de 2009 às 20:45

Enviar um comentário