sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

André Santos (Sporting CP / UD Leiria)

Bookmark and Share

Após a mudança técnica ocorrida no Sporting, tem sido vaticinado na imprensa desportiva que Carlos Carvalhal prepara uma reconfiguração no plantel leonino com o objectivo de enriquecer o plantel com maiores e melhores soluções. Depois da saída do espanhol Angulo, o regresso de André Santos parece ser mais uma "consequência" desta reestrutuação pretendida pelo novo técnico, sendo o jovem acompanhado de perto pelos responsáveis sportinguistas.

André Santos é mais um atleta com enorme talento saído das escolas do Sporting, que, reconhecidamente, tão bons valores têm fornecido ao futebol português nos últimos anos. Este jovem ingressaria na Academia verde e branca na categoria de infantis (proveniente do Lourinhanense), acabando por se sagrar campeão em todos os escalões, vincando assim a superioridade dos leões ao nível da formação. Apesar de ter começado a ponta-de-lança, recuaria no terreno, tendo-se imposto de forma admirável a médio centro, desenvolvendo da melhor maneira todos os seus recursos futebolísticos.

Finda a formação, os dirigentes do Sporting entenderam, na última época, ceder o jovem ao Fátima, que actuava na II Divisão B, de forma a proporcionar-lhe uma integração mais sustentada ao futebol sénior e adquirir maior experiência, essencial para poder bilhar, futuramente, nos grandes palcos. Contudo, em Janeiro de 2009, o médio seria colocado a rodar na União de Leiria devido às boas relações existentes entre o Sporting e o treinador Manuel Fernandes, antigo jogador leonino, que substituia por esta altura Paulo Alves na equipa técnica leiriense. Sabedor das qualidades de André Santos, o carismático "Manel" aconselhou desde logo o empréstimo do português dada a sua irrepreensível disciplina táctica e a sua reconhecível versatilidade.



Nome: André Filipe Bernardes Santos
Nascimento: 02/03/1989 (20 anos)
Naturalidade: Sobreiro Curvo
Altura: 178 cm
Peso: 72 kg
Posição: Médio Centro
Clube: Sporting CP (Emprestado à UD Leiria)
Nº Camisola: 8



O centrocampista seria mesmo preponderante para a espectacular recuperação da equipa leiriense, que culminaria com o regresso da equipa à primeira liga. Após o excelente contributo do jovem para este marco da turma do Lis, o atleta formado no Sporting seria esta temporada novamente cedido, sendo um dos pilares do meio-campo que tão "boa conta do recado tem dado". Mesmo com a troca no comando técnico - saída de Manuel Fernandes e a entrada de Lito Vidigal -, André Santos continua a ser uma das peças fundamentais no esquema da U. Leiria, sendo um dos totalistas da equipa, cumprindo até ao momento os noventa minutos de todas as partidas da Liga Sagres.

Os seus bons desempenhos têm acabado por acalentar na comunicação social um iminente regresso a Alvalade, sendo este visto como uma solução viável para o esquema táctico utilizado por Carlos Carvalhal. Apesar de ainda não ter facturado na liga, o médio destaca-se pelo seu bom remate de meia-distância, acabando esta falta de tentos por ser um dos aspectos a rever na sua forma de jogar, contrapondo com o equilíbrio fantástico que o seu sentido posicional confere à sua equipa.

O seu progresso futebolístico incluiu também passagens pelas selecções nacionais jovens, estando actualmente com a selecção de sub-21 na luta pelo apuramento para o Europeu da categoria, tendo actuado a titular nos últimos desafios das esperanças portuguesas.

Assim, e tendo contrato até 2012 com os leões, resta ao médio esperar pela reabertura do mercado em Janeiro para poder concretizar o sonho de retornar ao Sporting e assim representar, finalmente, o clube do seu coração.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário