segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ivan Perišić (Club Brugge KV)

Bookmark and Share

Tal como o meu colega Bruno referiu, esta é uma fase muito complicada para qualquer estudante universitário, e como tal não nos foi possível dedicar o tempo que gostaríamos ao blog. Sendo assim, pedimos desde já desculpa pela pequena estagnação nos últimos tempos, com a esperança de que vocês nos continuarão a seguir. Adiante…

A Croácia tem sido uma selecção que ultimamente tem tido o seu meio-campo recheado de grandes jogadores e a grande prova disso é a qualidade de atletas como Luka Modrić ou Niko Kranjčar. Deste modo, neste post apresentar-vos-ei mais um nome que muito provavelmente se juntará a este lote num futuro próximo. Falo-vos de Ivan Perišić, um jovem que tem singrado no campeonato belga e que me parece ser o protótipo perfeito de um médio box-to-box da actualidade.

Perišić é mais um produto das escolas de formação do Hajduk Split e desde cedo lhe foi reconhecido o talento, ao ser integrado na equipa sénior com apenas 17 anos de idade. Depois de ter sido considerado o melhor jogador da selecção sub-18 croata não tardaram a chegar propostas de clubes estrangeiros, entre eles Ajax, PSV Eindhoven, Hamburgo ou Anderlecht, mas foi Alain Perrin, na altura técnico do Sochaux, que o convenceu a transferir-se para o oriente de França.



Nome: Ivan Perišić
Nascimento: 02/02/1989 (20 anos)
Naturalidade: Split - Croácia
Altura: 180 cm
Peso: 74 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Club Brugge KV - Bélgica
Nº Camisola: 44



Em França, o jovem croata foi integrado nas camadas jovens do Sochaux e foi um dos contribuintes para a conquista da Coupe Gambardella de 2007, prestigiado torneio juvenil organizado pela Federação Francesa de Futebol. Porém, e apesar das boas indicações nas equipas jovens, não havia espaço para Perišić jogar pela primeira equipa dos Lionceaux e a melhor opção era cedê-lo para que tivesse mais oportunidades para evoluir.

E assim foi… Em Janeiro de 2009, os dirigentes do Sochaux viram com bons olhos uma proposta de empréstimo do KSV Roeselare (equipa da primeira liga belga) e cederam o jovem até ao final da temporada. Em 17 jogos, Perišić apontou cinco golos, que contribuíram para que a equipa alcançasse o seu grande objectivo: garantir a manutenção. No final de Agosto de 2009, e quando tudo fazia prever que Perišić seria integrado finalmente na equipa principal do Sochaux, eis que surge uma proposta de 250 mil euros do Club Brugge, que vinculou o jovem ao clube por três anos.

A actual temporada tem sido particularmente proveitosa para Perišić, que para além de já ter conquistado a titularidade na equipa, tem estado com o pé quente, especialmente na Liga Europa, sendo inclusive o segundo melhor marcador da prova, a um golo do ponta-de-lança do Atlético de Bilbau Fernando Llorente. Para além da sua grande apetência para marcar golos, o jovem destaca-se ainda pela sua excelente qualidade de passe e pela grande capacidade na recuperação de bolas, conseguindo assim equilibrar a equipa defensivamente e fazer as transições defesa-ataque com eficácia.

Vídeo:

Ivan Perišić é já visto por muitos críticos como o novo Aljoša Asanović e isso reflecte bem o seu talento. Se as grandes exibições na Liga Europa persistirem, é bem provável que os seus dias na Bélgica estejam contados, não tardando a dar o salto para um campeonato mais aliciante.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário