sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fabrice Muamba (Bolton Wanderers FC)

Bookmark and Share

O final do mês de Dezembro é tradicionalmente agitado na Premier League. Jogos de três em três dias sucedem-se à velocidade da luz, factor que não dá o mínimo tempo para se realizarem treinos organizados e que faz com que os treinadores cruzem os dedos para terem os seus atletas em condições mínimas para constituírem opção. Uma solução é a rotatividade; outra passa pela aposta em jogadores com maior capacidade física. Jogadores como Michael Essien e Gareth Bale que jogam sempre nos limites e parecem não transparecer cansaço.

A jovem promessa que vos trago hoje chama-se Fabrice Muamba e tem também uma resistência invulgar. De origem congolesa, este jovem médio chegou a Inglaterra, com a sua família, em 1994, devido às visões políticas do seu pai os terem levado ao asilo em Londres. Os primeiros anos foram difíceis: Muamba não sabia o inglês e teve que se inserir num país e numa cultura completamente diferentes da sua. No entanto, com bastante esforço, conseguiu obter bons resultados escolares e ingressar na formação do Arsenal, uma das melhores do Reino Unido e do mundo.


Nome: Fabrice Ndala Muamba
Nascimento: 06/04/1988 (22 anos)
Naturalidade: Kinshasa - Rep. Democrática do Congo
Altura: 188 cm
Peso: 78 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Bolton Wanderers FC - Inglaterra
Percurso: Arsenal (2002-2007), Birmingham (2006-2008), Bolton (desde 2008)
Nº Camisola: 6


Depois de ter realizado todas as etapas da formação com sucesso, Fabrice Muamba assinou o seu primeiro contrato profissional com os Gunners em Outubro de 2005. A sua estreia como sénior aconteceu em casa do Sunderland, diante de uma enorme moldura adepta, apenas duas semanas depois. Na época seguinte, Arsène Wenger decidiu emprestá-lo ao Birmingham City. O seu estilo energético e uma aplicação constante dentro de campo impressionou os adeptos dos The Blues, que o elegeram como jogador jovem do ano.

Em 2007, assinou um contrato definitivo com o Birmingham, depois de uma transferência de cerca de 4 milhões de libras. O primeiro golo pelo seu novo clube foi marcado diante do Portsmouth, jogo que perderam por 4-2. Encostado a um dos flancos e com um remate que reuniu efeito e força, Muamba marcou um golo que jamais irá esquecer. Nesse ano, infelizmente, o Birmingham foi relegado à Coca Cola Championship, o que deu a hipótese dos clubes da Premier League resgatarem Muamba por um preço acessível.

O Bolton não perdeu tempo e adquiriu o seu passe por 5 milhões de libras, mais algumas compensações. O seu primeiro golo pelos The Trotters foi marcado numa partida frente ao Wigan, em Março de 2010. Nesse mesmo ano foi nomeado jogador do ano do Bolton Wanderers. Internacionalmente, Fabrice Muamba optou pela nacionalidade inglesa e tem sido uma presença regular na selecção de sub-21. A chamada ao plantel principal não deve tardar.


Vídeo:

Muamba é um jogador com uma capacidade física impressionante e é comparado frequentemente com Michael Essien e Patrick Vieira. Possui um remate poderoso e tem evoluído em termos de transporte e distribuição de jogo. Ainda tem uma enorme margem de progressão, factor que lhe permitirá moderar o seu temperamento e tempo de entrada que, por ser errado, lhe custa ainda alguns cartões vermelhos. Esta jovem promessa trata-se de uma pérola que, se devidamente limada e orientada, culminará com certeza num jogador de topo e apto para actuar por qualquer equipa do mundo.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário