terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nuri Sahin (BV Borussia Dortmund)

Bookmark and Share

A temporada em curso na Alemanha tem sido notoriamente marcada pelas decepcionantes campanhas efectuadas pelos habituais candidatos Bayern Munique, Schalke 04 e Werder Bremen, encontrando-se muito aquém do esperado, tendo em conta a valia dos seus plantéis. Por contraponto, situam-se na zona cimeira da classificação agradáveis surpresas, mais concretamente Borussia Dortmund, Mainz e Hannover 96, que, apesar de terem um conjunto bem mais jovem e com um orçamento bastante inferior ao dos crónicos aspirantes ao ceptro, têm-se exibido a um nível excepcional, merecendo maior destaque a turma de Dortmund, que segue isolada na liderança com uma vantagem confortável.

Contando nas suas fileiras com jovens com enorme potencial, o Borussia Dortmund está imbatível desde a primeira jornada, quando perdeu frente ao Bayer Leverkusen, contando igualmente apenas com um empate, que, acrescentado às notáveis catorze vitórias, permitem à equipa de Jürgen Klopp mostrar que grandes investimentos nem sempre produzem grandes resultados.

Um dos responsáveis por este fabuloso trajecto é o médio Nuri Sahin que se tem revelado uma peça fulcral no meio-campo do actual líder da Bundesliga e o principal municiador dos ataques. Natural de Lüdenscheid, o jovem cumpriu praticamente todo o seu processo de formação a nível futebolístico no B. Dortmund, sendo sempre encarado como um atleta que alcançaria o estrelato em termos de futebol sénior.



Nome: Nuri Kazim Sahin
Nascimento: 05/09/1988 (22 anos)
Naturalidade: Lüdenscheid - Alemanha
Altura: 179 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio Centro
Clube: Borussia Dortmund - Alemanha
Nº Camisola: 8


Assim sendo, foi com naturalidade que em Agosto de 2005 o jovem seria lançado na primeira equipa, batendo inclusivamente um recorde na Bundesliga, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a actuar no principal escalão do futebol alemão com 16 anos e 335 dias. O médio ia ganhando algum espaço na equipa germânica, coleccionando nova marca em Novembro depois de se tornar o atleta mais novo a marcar no campeonato principal após o golo frente ao Nuremberga.

Apesar de Nuri ter realizado várias partidas com a camisola do Borussia, no início da temporada 2007/2008 os responsáveis do clube entenderam que seria mais aconselhável para a sua evolução ser emprestado a um clube de outro campeonato, acabando o médio por ser cedido aos holandeses do Feyenoord. Na formação de Roterdão, o jovem seria utilizado com bastante assiduidade, conquistando a Taça Holandesa, sendo uma temporada interessante quer a nível colectivo, quer a nível individual, dada a experiência acumulada na Eredivisie.

Após um ano a rodar na Holanda, o talentoso médio regressaria ao seu clube de origem, tornando-se um dos principais alicerces para a sustentada recuperação deste "adormecido" colosso germânico. Depois de se afirmar definitivamente ainda na época 2008/2009, Nuri Sahin tornou-se numa das peças-chave da equipa que conseguiria, na passada temporada, qualificar-se para a Liga Europa.

Esta época tem sido, até ao momento, de enorme sucesso, superando mesmo as expectativas dos fervorosos adeptos do B. Dortmund. O técnico Jürgen Klopp montou uma equipa capaz de bater o pé aos restantes clubes grandes, sendo o meio-campo uma das fortalezas do conjunto alemão, sector onde tem sobressaído o portentoso Nuri Sahin, que, para além de criar inúmeras situações de perigo, conta já com quatro golos.

Já a nível internacional, e embora tenha nascido na antiga República Federal Alemã, o médio optou por representar a selecção turca, tendo, inclusive, participado em 2005 no Mundial de sub-17, em que a Turquia conquistaria o quarto lugar, e no qual o jovem seria considerado o terceiro melhor jogador do torneio. Já na selecção principal, Nuri Sahin tem sido aposta constante do técnico Guus Hiddink, tendo sido o jogador mais novo a marcar pela selecção.


Vídeo:

Atleta com uma maravilhosa visão de jogo, dono de um pé esquerdo invejável e um exímio batedor de bolas paradas, o jovem turco é o responsável por todo o processo ofensivo da equipa- sensação da Bundesliga, tendo seguramente todas as qualidades para singrar num clube de topo. De facto, o jovem tem características dignas já de verdadeiros craques do futebol e que inclusivamente já foram amplamente elogiadas por grandes técnicos mundiais como Arsène Wenger e Bert van Marwijk.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Este jogador já não é uma mera promessa, é um jogador feito, aos 22 anos é um jogador perto da plenitude e maturidade futebolistica.

Aquele pé esquerdo é magistral, mete a bola onde quer!

Na ausência de Robben, melhor jogador da Bundesliga!

Continuação de boas festas.

27 de dezembro de 2010 às 01:10

Enviar um comentário