terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Josip Ilicic (USC Palermo)

Bookmark and Share

Quem tem acompanhado minimamente o campeonato italiano já reparou, com certeza, que a equipa do Palermo não depende simplesmente da classe de Javier Pastore e de Fabrizio Miccoli. A equipa rosanera conta também com um leque de jovens talentos que se têm exibido a bom nível onde, entre eles, se destaca o internacional esloveno Josip Ilicic. Chegado já no decorrer da presente época, Ilicic tem sido uma das agradáveis surpresas da liga transalpina e é já um jogador a ter em conta no panorama europeu.

Nascido em Prijedor, cidade da antiga Jugoslávia, Ilicic mudou-se com apenas um ano de vida para a Eslovénia depois da morte do seu pai. Instalado na cidade de Kranj, o jovem iniciou a sua carreira no NK Triglav, rumando depois para o NK Britof. Com apenas 19 anos, Ilicic estrear-se-ia no futebol profissional ao serviço do Bonifika, que na altura alinhava na segunda divisão, participando em quase todos os jogos para o campeonato e marcando os seus primeiros golos como sénior.


Nome: Josip Ilicic
Nascimento: 29/01/1988 (22 anos)
Naturalidade: Kranj - Bósnia-Herzegovina
Altura: 190 cm
Peso: 72 kg
Posição: Extremo-Direito
Clube: USC Palermo - Itália
Percurso: NK Triglav, NK Britof, Bonifika (2007-2008), Interblock (2008-2010), Maribor (2010), Palermo (desde 2010)
Nº Camisola: 72


Na temporada 2008/2009, Ilicic ingressou no Interblock, estreando-se no principal campeonato esloveno. Ao longo de duas épocas com a camisola da equipa de Ljubljana o jovem revelar-se-ia como um dos melhores jogadores do campeonato, apontando 12 golos, uma marca que lhe valeu não só uma chamada à selecção sub-21 como fez despertar o interesse de clubes mais fortes. Depois do término da época passada, e com a despromoção do Interblock, os dirigentes do Maribor adquiriram o passe do jovem, desembolsando uma módica quantia de 150 mil euros.

Porém, a sua estadia nos violetas não duraria muito tempo, muito por culpa da sua exibição no jogo da pré-eliminatória da Liga Europa, precisamente frente ao Palermo. Os dirigentes da formação transalpina já andavam atentos à evolução de Ilicic, tal como à do seu colega de equipa Armin Bacinovic, e avançaram de imediato para as suas contratações após o jogo da primeira mão. 2,3 milhões de euros foi quanto os italianos desembolsaram para contratar Ilicic, naquela que se tornou na mais cara transferência de sempre do futebol esloveno.

Nos sicilianos, Ilicic adaptou-se rapidamente às características do futebol italiano e conquistou a titularidade logo nas jornadas iniciais. Desde então, o internacional esloveno tornou-se numa das peças mais importantes da equipa e uma das grandes revelações da Serie A. No total vão já sete golos e duas assistências na sua conta pessoal, o que torna já célebre o seu festejo de golo em Itália (símbolo de um coração).

Ilicic é um jogador com um pé esquerdo estupendo, que alinha frequentemente sobre o flanco direito, e que, apesar da sua estatura (1,90 metros), disfarça na perfeição a sua falta de velocidade através das suas passadas largas. É um atleta muito forte no dribbling, devido ao seu toque curto, e que tem uma magnífica visão de jogo. Ilicic é também bastante mortífero em frente à baliza, aparecendo várias vezes em zona de finalização, mas a sua principal arma é o remate de longa distância que lhe permite apontar golos fabulosos com alguma regularidade.


Vídeo:

Depois de uma rápida adaptação ao estilo de jogo italiano, é de esperar que Josip Ilicic continue a evoluir nos próximos tempos e corrija alguns dos seus handicaps. O jogo aéreo, por exemplo, é uma das lacunas que o jovem tem de trabalhar para que possa fazer uso da sua grande altura. Depois disso, quero acreditar que, num curto espaço de tempo, Ilicic se tornará no melhor jogador esloveno da actualidade.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário