segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nikola Kalinić (Blackburn Rovers FC)

Bookmark and Share

Tendo estado nas bocas da comunicação social desportiva durante as últimas semanas, por alegado interesse do FC Porto nos seus serviços, Nikola Kalinić é um jovem avançado croata que se transferiu recentemente para o Blackburn, por 7 milhões de euros. A vontade de Sam Allardyce, treinador dos Rovers, foi preponderante, pois considera a jovem promessa "bastante talentosa".

Nikola Kalinić é um produto das escolas de formação do Hajduk Split, reputado clube croata. Desde cedo que a sua qualidade era reconhecida pelos responsáveis da formação de leste que, para lhe dar minutos de jogo, decidiram emprestá-lo durante as duas primeiras temporadas de sénior. Na temporada de 2005/2006, Kalinić esteve cedido ao Pula, clube da sua cidade. Não teve, porém, muitas oportunidades para jogar, marcando 3 golos nas 12 partidas em que participou. Na época seguinte, o "Ibrahimovic croata", como é apelidado no seu país, foi de novo emprestado, desta feita ao HNK Šibenik, facturando 4 golos em 8 partidas.




Nome: Nikola Kalinić
Nascimento: 05/01/1988 (21 anos)
Naturalidade: Pula - Croácia
Altura: 187 cm
Peso: 80 kg
Posição: Avançado
Clube: Blackburn Rovers FC - Inglaterra
Nº Camisola: 9


Em 2007/2008, o Hajduk Split decidiu inclui-lo finalmente no seu plantel principal. E de que forma respondeu este jogador ao voto de confiança que lhe deram... Ganhou a titularidade ao segundo jogo da época e facturou 17 golos nessa temporada, sagrando-se o segundo melhor marcador da Liga Croata, apenas batido por Zelimir Terkes (21 golos), experiente avançado bósnio. A temporada seguinte foi de afirmação e de consolidação como jogador e, agora que já pertence aos quadros do Blackburn, Kalinić pode-se orgulhar por ter marcado 32 golos em 59 partidas realizadas pelo Hajduk.

No passado mês de Julho, a jovem promessa teve a um passo do Portsmouth, tendo sido apontado como o sucessor de Peter Crouch, recentemente transferido para o Tottenham. No entanto, devido a um desentendimento financeiro com o Hajduk, os Pompey perderam a oportunidade de ter nos seus quadros uma das grandes promessas em ascensão no futebol mundial. Eu já vi o Portsmouth a jogar esta época e que falta irá fazer este jogador ao longo da temporada...

Na selecção, Nikola Kalinić assumiu-se como um jogador preponderante nos escalões de sub-17 e sub-19. As suas exibições agradaram a Slaven Bilić, que lhe deu a oportunidade de fazer o primeiro jogo pela selecção principal da Croácia em 24 de Maio de 2008, frente à Moldávia. Para Bilić, Nikola Kalinić é o "futuro do futebol croata".

Vídeo:

Agora que Nikola Kalinic deu o salto, resta saber de que forma se irá adaptar ao futebol inglês. A saída de Roque Santa Cruz para o Manchester City poderá ter-lhe aberto uma oportunidade. Uma coisa é certa: avançados fortes e com uma boa estrutura física costumam dar-se bem com o futebol praticado em terras de Sua Majestade...

Bruno Tomé

2 comentários:

rui disse...

"com o futebol praticado em terras de Sua Magestade..."

Majestade e não Magestade :S . Deve ter sido um lapso vosso, pois vcs até escrevem (muito) bem.

15 de setembro de 2010 às 11:45
Rumo ao Estrelato disse...

Rui, obrigado pela correcção.
Esta é uma daquelas palavras matreiras, que se erra frequentemente :)

Aproveitamos para agradecermos o elogio. É este tipo de comentários que nos incitam a continuar a escrever!

Abraços

15 de setembro de 2010 às 13:07

Enviar um comentário