terça-feira, 25 de agosto de 2009

Roderick Miranda (SL Benfica)

Bookmark and Share

Depois de ter falado do sportinguista Rabiu Ibrahim, torno a dar destaque a mais um jogador a brilhar nos campeonatos de formação portugueses. Refiro-me a Roderick Miranda, um jovem a singrar nas escolas do Benfica e que deixou “água na boca” dos adeptos benfiquistas que acompanharam o seu desempenho ao longo da recente pré-temporada com a equipa de Jorge Jesus.

Descendente de uma família com alguma tradição no mundo do futebol (note-se que o pai e o irmão foram futebolistas profissionais), Roderick Miranda iniciou a sua carreira no clube da terra, o Odivelas, quando tinha sete anos. A sua primeira experiência futebolística foi um tremendo desastre, mostrando mesmo grande incompatibilidade com a bola, e um ano mais tarde o jovem voltou a procurar a sorte no mesmo clube. Dos sete aos oito anos o luso-brasileiro teve uma incompreensível evolução, e desta vez acabou por ser integrado na equipa sub-10. Afirmando-se como um avançado goleador, cedo despertou o interesse de grandes clubes nacionais, nomeadamente o Benfica e o Sporting, que foram acompanhando o percurso do jovem ao longo do seu primeiro ano como jogador. Numa grande disputa entre os clubes da capital, acabou por ser o clube da Luz a conseguir convencer o atleta, que num curto espaço de dois anos, passou de leigo no futebol a jogador com potencial.




Nome: Roderick Jefferson Gonçalves Miranda
Nascimento: 30/03/1991 (18 anos)
Naturalidade: Odivelas
Altura: 193 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central / Médio-Defensivo
Clube: SL Benfica
Nº Camisola: 15


Desde esta mudança para a capital, Roderick venceu vários títulos com o Benfica e foi recuando cada vez mais no terreno. Ao longo dos anos os treinadores foram-no experimentando no meio-campo e no último ano de juvenis foi testado como defesa-central. A sua adaptação no centro da defesa perspectivava-se difícil, no entanto, sendo ele um atleta inteligente e tacticamente evoluído, acabou por se adaptar com alguma facilidade. Aliás, foi mesmo nesta posição que Roderick teve o seu maior sucesso, tendo sido chamado pela primeira vez à selecção portuguesa para a categoria de sub-17. Quanto à eventual participação nas selecções brasileiras, essa foi logo colocada de parte, uma vez que Roderick se sentia completamente português. Desde então, as suas chamadas à selecção foram constantes, integrando neste momento a equipa de sub-19.

Apesar de ter sido chamado por várias vezes por Quique Flores a participar no treino dos seniores na época passada, a verdade é que Roderick não havia participado em qualquer jogo do principal plantel. Com a chegada de Jorge Jesus o jovem viu ser-lhe dadas várias oportunidades para demonstrar o seu verdadeiro valor e as suas actuações não desiludiram o técnico encarnado. Roderick contabilizou vários jogos completos na recente pré-época e foi uma das figuras de proa da excelente campanha das águias. Durante este período Roderick mostrou a sua maturidade e serenidade dentro de campo (características que o fizeram comparar-se ao inevitável Mozer), aliadas a uma grande elevação e qualidade de passe, ao mesmo tempo que ia adquirindo mais experiência profissional. Foi uma campanha brilhante do atleta, brindada com um contrato profissional de cinco temporadas.

Com Luisão, Sidnei, David Luiz e Miguel Vítor no plantel, era difícil dar minutos ao jovem nos jogos oficiais e os dirigentes encarnados decidiram não queimar-lhe etapas na carreira, voltando a integrá-lo no plantel júnior. Apesar de tudo, Jorge Jesus decidiu inscreve-lo na lista B para a Liga Europa, moralizando uma vez mais o jovem. Com apenas mais um ano de júnior pela frente, espera-se que Roderick evolua ainda mais para que no futuro se torne numa aposta válida na equipa principal do Benfica.

Vídeo:

Rotulado como um defesa-central bastante talentoso e com uma técnica apuradíssima, parece que as águias não terão muito com que se preocupar no futuro quanto ao centro da defesa. Uma grande prova disso mesmo são as imagens deste golo, que realmente valem por mil palavras.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

"O que fez a crítica"

Sou do SLB

Gostaria que contratassem o F.Faria (potencial enorme)e o Roderick fosse emprestado... Embora tenha o rótulo de promessa há que ser humilde porque a concorrência ainda é grande, que seja emprestado para um campeonato estrangeiro "duro" durante dois anos para ganhar musculo e entender que agora é sénior e é a doer, onde possa jogar com regularidade por exemplo grécia (como B.alves), II divisão inglesa (afirmar-se-a facilmente)! suiça (mais hipoteses de jogar exemplo binya). E quando voltar será certamente um homem com vontade de triunfar...

E no final do ano lucrar bem com uma venda de luisão e Cardozo para segurar as contas pois há bons avançados no mercado, e apostar no david luiz e sidnei!

O Di maria deve ser inevitáel que saia no final da época, pois a europa está doida...


Quem é que aconcelhariam no lugar do Di maria e Cardozo numa eventual saida?
Dois defesas e um Médio para o SCP?
Dois Médios para o FCP?

13 de novembro de 2009 às 13:02

Enviar um comentário