terça-feira, 13 de outubro de 2009

Eyal Golasa (Maccabi Haifa FC)

Bookmark and Share

Eyal Golasa. Teoricamente, este é um nome pouco conhecido fora de Israel, porém no interior do país este atleta tem dado muito que falar. O jovem completou apenas 18 anos no passado dia 7 de Outubro e é já um dos jogadores mais influentes no Maccabi Haifa, prestigiado clube israelita e representante do país na Liga dos Campeões. Para se perceber o real valor deste jovem, basta dizer que já é visto por muitos como o próximo Yossi Benayoun.

Golasa começou a sua carreira futebolística no Beitar Nes Tubrok com cinco anos de idade e aos 14 foi submetido a testes experimentais no PSG e no Tottenham. O israelita ainda conseguiu convencer os dirigentes dos franceses, mas a impossibilidade de adquirir cidadania europeia inviabilizou-o de poder ser inscrito, o que fez com que tivesse de voltar ao seu país de origem. No Verão de 2008, juntamente com o seu irmão gémeo Orel, Eyal Golasa foi contratado pelo Maccabi Haifa, sendo o clube obrigado a investir cerca de 2 milhões de shekels (equivalente a 360 mil euros) para garantir a aquisição de ambos, que assinaram por seis temporadas.



Nome: Eyal Golasa
Nascimento: 07/10/1991 (18 anos)
Naturalidade: Netanya - Israel
Altura: 173 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Maccabi Haifa FC - Israel
Nº Camisola: 15


No primeiro ano ao serviço dos The Greens, o centro-campista actuou principalmente como substituto, acabando a época com um impressionante registo de 27 jogos e um grande golo marcado na partida perante o MS Ashdod. Ao longo da época o jovem mostrou várias qualidades, desde a sua versatilidade à sua grande visão de jogo e qualidade de passe, que deixaram os adeptos do clube completamente extasiados. Para além destas, há que acrescentar ainda a coragem, a técnica de drible e o grande sentido posicional, que o fizeram tornar-se num excelente médio box-to-box.

Desde o início da nova temporada, Golasa tem feito parte do onze inicial de Elisha Levy, tendo sido preponderante para a passagem do Maccabi Haifa à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de marcar dois golos nas pré-eliminatórias da liga milionária perante o Aktobe e o Salzburgo. Já na fase de grupos, e perante dois clubes teoricamente mais fortes (Bayern de Munique e Bordéus), o jovem realizou duas boas exibições e o interesse de vários clubes europeus começaram a surgir com naturalidade. De entre este vasto leque de clubes os mais interessados parecem ser os ingleses do Portsmouth, que precisam de se reforçar, sendo que têm realizado um campeonato àquem das expectativas.

A nível internacional, o jovem tem vindo a fazer parte das selecções jovens de Israel desde os sub-17 e ultimamente vai alternando entra as equipas sub-19 e sub-21.

Vídeo:

Se a transferência para Inglaterra se concretizar, o israelita terá de aperfeiçoar a sua grande fragilidade, o remate, para que possa efectivamente ter sucesso naquele que é reconhecido como o melhor campeonato do mundo.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário