quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fábio Faria (Rio Ave FC)

Bookmark and Share

Aqui temos o homem do momento em Vila do Conde. Falo-vos de Fábio Faria, um atleta que tem andado "nas bocas do mundo" nos últimos tempos após ter sido vaticinado na imprensa desportiva um eventual interesse do Benfica na sua contratação.

Filho de Chico Faria, antigo jogador do Rio Ave e do Belenenses, o jovem, numa fase inicial da sua vida, curiosamente não seguiu as pisadas do seu pai, preferindo enveredar pela prática do basquetebol numa colectividade da sua cidade. No entanto e após um convívio entre a sua família e a de Hélder Postiga, que por essa altura eram vizinhas, o progenitor do actual jogador do Sporting considerou que Fábio Faria tinha uma apetência especial para jogar futebol, tentando desde logo incentivá-lo à mudança.

Posto isto, o miúdo natural de Vila do Conde ingressou nos infantis do F.C. Porto, actuando a médio esquerdo e evidenciando uma técnica assinalável. Contudo, o percurso deste talentoso jogador na formação azul e branca terminaria no escalão de juvenis, após a sua mudança para o clube da sua terra natal, o Rio Ave.

Já na sua nova equipa, o jovem proporcionaria um episódio peculiar, dado ter pensado abandonar o futebol e regressar ao basket pois não lhe agradava o facto de "se tornar" defesa-central, uma adaptação idealizada pelo Prof. Francisco Costa, seu treinador nas camadas jovens e actual preparador físico da equipa sénior vilacondense. Ainda assim e com a ajuda e força dos seus pais, Fábio decidiu continuar a praticar o desporto-rei, acabando a sua opção por ser a mais ajustada pois tornar-se-ia um dos principais destaques dos escalões de formação do Rio Ave nos últimos anos.



Nome: Fábio do Passo Faria
Nascimento: 24/04/1989 (20 anos)
Naturalidade: Vila do Conde
Altura: 186 cm
Peso: 75 kg
Posição: Defesa-Central / Esquerdo
Clube: Rio Ave FC
Nº Camisola: 23



O seu valor não era apenas reconhecido no seu clube, já que os responsáveis federativos estavam atentos à evolução do jovem, acabando por ser chamado para representar a selecção de sub-19. No entanto, o ponto mais alto da sua ainda curta carreira aconteceria aos 18 anos após ter treinado durante uma semana à experiência no Chelsea, então orientado por José Mourinho. O técnico português ficou agradado com as prestações do central e o acordo esteve quase selado, até que, à última hora, acabaria por não se concretizar, nunca se conhecendo as verdadeiras razões para o falhanço nas negociações.

Apesar deste duro revés, Fábio Faria não desanimou e continuou a mostrar todo o seu potencial, sendo assim promovido com naturalidade ao plantel sénior que haveria de conseguir o regresso à Liga Sagres, participando em somente duas partidas durante a temporada. Já na primeira época no escalão maior do futebol português, o jovem teria poucas oportunidades para brilhar, aparecendo apenas a competir em partidas da Taça da Liga, servindo esta fase como de adaptação a uma nova realidade bem mais exigente.

Com o começo da temporada 2009/2010 e já com Carlos Brito, um profundo conhecedor das suas qualidades, ao leme da turma vilacondense, o papel do atleta tem vindo a aumentar, já que neste momento é um dos totalistas da equipa, formando parelha no eixo defensivo com o veterano Gaspar, sendo mesmo uma das defesas menos batidas do campeonato. Por tudo isto, a direcção do seu clube não demorou a propor-lhe um novo contrato, ficando o jovem ligado ao conjunto verde e branco até 2013 e com substanciais melhorias em termos salariais.

Tendo como principais virtudes a sua capacidade de desarme, uma segurança defensiva considerável e ainda o facto de poder alinhar também como lateral-esquerdo, o jovem tem merecido também a confiança de Oceano Cruz, técnico da selecção de sub-21, que o utilizou no recente empate frente à Macedónia, a contar para o apuramento para o Europeu da categoria.

Face ao excelente início de época quer a nível individual quer em termos colectivos, Fábio Faria certamente pretenderá continuar a realizar boas actuações com o intuito de se transferir para uma formação com objectivos superiores aos do Rio Ave, de forma a provar que a experiência vivida no Chelsea não aconteceu por acaso mas sim pelo mérito e talento deste valioso jogador.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida um jogador de qualidade interssantes, faz me lembrar um pouco o R. Carvalho, só precisa de oportunidades e jogar regularmente ao alto nível

13 de novembro de 2009 às 12:37

Enviar um comentário