sábado, 10 de outubro de 2009

Iker Muniain (Athletic Club de Bilbau)

Bookmark and Share

Vinha eu no comboio, a caminho de casa, de Diário de Notícias na mão a acompanhar as novidades da irritante campanha para as autárquicas, quando entro na secção desportiva e me deparo com duas páginas dedicadas a um prodígio basco que tem impressionado toda a Espanha futebolística. Iker Muniain fez história no último fim-de-semana ao tornar-se no jogador mais jovem a marcar um golo na Liga Espanhola, apenas com 16 anos e 289 dias, batendo o recorde de Xisco Nadal, que facturou o seu primeiro golo com 16 anos e 363 dias.

Muniain só começou agora a ser falado, mas a verdade é que na época transacta, e apenas com 15 anos de idade, já era chamado à equipa principal, onde o treinador Joaquin Caparros lhe dava a oportunidade de treinar com os seniores do Atlético de Bilbau, um sonho para qualquer miúdo. No entanto, a sua estreia só se deu esta temporada. Em jogo de qualificação para a Liga Europa, frente aos suíços do Young Boys, a jovem promessa entrou para o lugar de Gaizka Toquero, mas não foi feliz, pois a sua equipa viria a conceder uma custosa derrota caseira por 0-1.

Uma semana mais tarde, Caparros, que é conhecido por não ter medo de apostar em jovens promessas (Diego Capel também se estreou pelas suas mãos apenas com 16 anos), deu uma enorme prova de confiança a Muniain, lançando-o às feras num jogo de carácter decisivo para as aspirações europeias do clube. O jogador basco não se intimidou e marcou o seu primeiro golo europeu, dando o apuramento à sua equipa.



Nome: Iker Muniain Goñi
Nascimento: 19/12/1992 (16 anos)
Naturalidade:
Pamplona - Espanha
Altura: 167 cm
Peso: -
Posição: Médio-Ofensivo / Avançado
Clube: Athletic Club de Bilbau - Espanha
Nº Camisola:
27


No dia 30 de Agosto de 2009, em jogo da Liga Espanhola frente ao Espanyol, Muniain figurou na equipa inicial e bateu mais um recorde, o de jogador mais jovem do clube basco a alinhar numa partida oficial de carácter interno. Duas semanas mais tarde voltou a facturar na Liga Europa, desta feita num jogo caseiro frente ao Áustria Viena, concluindo uma excelente jogada de combinação entre Iraola e o veterano Etxeberria.


Na jornada passada, Iker Muniain facturou o seu primeiro tento na Liga BBVA, no empate a duas bolas no terreno do Valladolid, arrecadando mais um marco histórico para o seu palmarés.

A ascensão de Muniain tem sido tão repentina que movimentos radicais já o pressionam para que renuncie à selecção espanhola e para que se junte à causa de independência já há muito reclamada pelos bascos mais aguerridos. O treinador Joaquin Caparros não tem dúvidas em afirmar que o jovem Iker Muniain é realmente um diamante. "É uma certeza. Um jogador de categoria inquestionável. Já treinei jogadores mais experientes e sem 10% da cultura futebolística que o Iker tem. Temos a certeza do valor que temos em mão e ele vai ser um símbolo do futebol mundial."

Vídeo:

Vem-se especulando também que o Liverpool e Rafa Benítez, têm seguido muito atentamente este jovem jogador, podendo avançar para a sua compra muito em breve. Se tal acontecer a representação espanhola em Anfield Road irá aumentar e Fernando Torres poderá ter a seu lado o seu sucessor na selecção de nuestros hermanos.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário