domingo, 4 de outubro de 2009

Zavon Hines (West Ham Utd FC)

Bookmark and Share

Unanimemente reconhecido como o melhor campeonato do mundo, a Premier League é recheada de grandes estrelas mundiais e, como também não podia deixar de ser, de grandes promessas. De Upton Park tem brilhado Zavon Hines, um jovem jamaicano que se tem revelado no campeonato inglês, e a sua recente prestação diante do Liverpool fizeram-lhe merecer várias manchetes na imprensa inglesa.


Zavon Hines nasceu na Jamaica e rapidamente se mudou para Londres, onde cresceu e iniciou a sua carreira de futebolista. O jamaicano fez toda a sua formação ao serviço do West Ham, onde foi deixando sempre boas indicações. Mais tarde, Hines foi integrado na equipa de reservas dos Hammers, até que foi descoberto por Chris Coleman, técnico do Coventry City, levando este a propor um empréstimo à equipa londrina. Os dirigentes do West Ham aceitaram a proposta e Hines pôde finalmente ter a possibilidade de se mostrar no futebol profissional, depois de um pequeno período à experiência no Bury.

A mudança para a equipa que disputava o Championship (equivalente à Liga Vitalis) deu-se a 27 de Março de 2008, e dois dias depois o jovem teve a sua estreia na vitória por 3-1 perante o Plymouth Argyle. O seu primeiro golo, e único pelo Coventry City, foi apontado logo no seu segundo jogo, sendo que no final da época contabilizava sete aparições no segundo maior escalão do futebol inglês.



Nome: Zavon Hines
Nascimento: 27/12/1988 (20 anos)
Naturalidade: Jamaica
Altura: 178 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: West Ham Utd. FC – Inglaterra
Nº Camisola: 41


Na temporada 2008/2009, Hines teve uma grande estreia pelos Hammers, entrando aos 27 minutos e marcando um dos golos da vitória por 4-1 frente ao Macclesfield Town, num jogo referente à Carling Cup (Taça da Liga). Quando muitos já viam Hines como uma estrela em ascensão, o jovem teve uma grave lesão no joelho que o obrigou a uma longa paragem. Ultrapassada a lesão, Hines teve a sua primeira chamada à selecção jamaicana a 10 de Fevereiro de 2009, contudo não chegou a entrar no jogo amigável frente à Nigéria. Até ao final da temporada, o técnico do West Ham Gianfranco Zola ainda o convocou para mais dois encontros (não entrando em nenhum deles), e apesar de ter perdido grande parte da época, o West Ham entendeu que devia segurar o jovem, propondo-lhe um contrato até ao Verão de 2010.

O início da presente temporada tem sido bastante promissor e a prestação frente ao Liverpool deixou bem claro o quanto este jovem ainda tem para mostrar. Bastante rápido e com uma grande aceleração, este “franzinote” atleta perfurou por várias vezes a defensiva dos Reds provocando inúmeros estragos a Carragher e companhia, fazendo uma magnífica exibição que lhe mereceu rasgados elogios por parte da comunicação social.

Apesar de já ter sido convocado para a selecção da Jamaica, Hines foi recentemente chamado para a equipa sub-21 inglesa e terá a oportunidade de se estrear com a camisola de Inglaterra já no próximo dia 9 de Outubro frente à Macedónia. Curiosamente, Hines poderá estrear-se pela Inglaterra no mesmo estádio em que se estreou no futebol profissional: o Ricoh Arena em Coventry.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário