quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Stevan Jovetić (AC Fiorentina)

Bookmark and Share

O último post foi dedicado a Thomas Müller, uma das maiores promessas do futebol alemão, jogador que se tem mostrado à Europa do futebol através da Liga dos Campeões. Neste post irei falar-vos de Stevan Jovetić, um produto da disciplinada escola de leste e que tem dado nas vistas ao serviço da Fiorentina. Sporting e Liverpool são as vítimas de renome que já provaram o veneno desta promessa montenegrina.


Formado nas escolas do Partizan, Jovetić estreou-se pela equipa principal no dia 8 de Abril de 2006, em jogo frente ao Vozdovac. Com apenas 17 anos e na qualificação para a Liga Europa, a jovem promessa fez o seu primeiro hat-trick, numa vitória expressiva do Partizan (5-0) sobre o Zrinjski. No defeso desse mesmo ano, Manchester United e Real Madrid sondaram o jogador mas nenhum avançou para a sua contratação.



Nome: Stevan Jovetić
Nascimento: 02/11/1989 (19 anos)
Naturalidade: Podgorica - Montenegro
Altura: 183 cm
Peso: 79 kg
Posição: Avançado
Clube: AC Fiorentina - Itália
Nº Camisola: 8


O Partizan conseguiu segurar a sua jovem estrela durante mais uma temporada, mas tal feito não se havia de repetir. Em Maio de 2008, quando Stevan Jovetić já se tornara uma peça fundamental da formação montenegrina, a Fiorentina avançou para a sua contratação, abrindo os cordões à bolsa e pagando 8 milhões de euros para adquirir os seus direitos. Jovetić não se intimidou e um mês depois marcou o seu primeiro golo pela formação viola, numa partida frente ao Atalanta.

Já esta temporada, na fase de qualificação para a Liga dos Campeões, o jovem montenegrino foi o carrasco do Sporting, ao marcar o golo que garantiu o apuramento da sua formação para a prova milionária. Terça-feira foi o gigante Liverpool que sucumbiu face à extrema qualidade de Jovetic, que ofereceu a primeira vitória à sua equipa na Liga dos Campeões esta temporada, marcando dois golos oportuníssimos.

Na selecção, Jovetić assume-se como uma peça fundamental no escalão de sub-21, sendo a sua chamada à selecção A cada vez mais uma necessidade e uma evidência.

Vídeo:

Com um bom toque de bola, remate fácil e uma excelente técnica, Stevan Jovetić é já um futuro valor seguro do futebol mundial. Com um bom jogo aéreo e boa capacidade física, Jovetić apenas terá que melhorar a sua velocidade, muitas vezes disfarçada pela sua extrema qualidade técnica. A velocidade trata-se de uma característica cada vez mais essencial nos grandes jogadores e certamente que este jovem montenegrino ainda terá tempo para a aprumar.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário