quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Zhano Ananidze (FC Spartak Moscovo)

Bookmark and Share

Para os amantes do futebol de leste, eis uma grande promessa a despontar no futebol russo. Com apenas 17 anos, Zhano Ananidze tem batido recordes atrás de recordes e é já cobiçado por muitos colossos europeus. O jovem conta já com uma internacionalização A pela Geórgia e há já quem o considere um dos maiores talentos da Europa, bem como o novo Georgi Kinkladze.

Nascido a 10 de Outubro de 1992 em Kobuleti, Zhano Ananidze principiou a sua carreira futebolística no Dínamo Tbilissi, um dos mais conceituados clubes da Geórgia, quando tinha 12 anos. Antes de ingressar no Spartak Moscovo, o jovem georgiano passou ainda por Kiev (Ucrânia), onde defendeu durante meia temporada as cores do Dínamo local.

No clube russo Ananidze começou por jogar nos escalões jovens, mas depois de uma boa fase, na qual apontou quatro golos em 12 jogos, foi convidado para se juntar ao plantel sénior, chegando mesmo a acompanhar a equipa numa digressão à Áustria no ano passado.



Nome: Zhano Ananidze
Nascimento: 10/20/1992 (17 anos)
Naturalidade: Kobuleti - Geórgia
Altura: 170 cm
Peso: 60 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: FC Spartak Moscovo - Rússia
Nº Camisola: 49



A 17 de Julho do corrente ano o jovem teve a sua primeira aparição oficial, marcando um golo de belo efeito na vitória da sua equipa frente ao Krasnodar a contar para a taça. Poucos dias depois estreou-se também na principal liga russa, entrando a 20 minutos do final do encontro.

Oito dias depois de completar 17 anos, Ananidze marcou o seu primeiro golo na liga, tornando-se no mais jovem jogador a marcar na principal divisão russa. Até ao momento o jovem tem um registo no campeonato de sete jogos (quatro como titular) e dois golos, o último dos quais apontado no passado fim-de-semana.

Com a possibilidade de defender as cores da selecção russa, o seleccionador georgiano precaveu-se atempadamente e convocou-o para o jogo de apuramento frente à Itália. Dadas as diferentes ambições de ambas as selecções, poucos esperavam que Ananidze preterisse a Rússia à Geórgia, mas este não quis renegar as suas origens esclarecendo tudo e todos sobre a sua opção: “Eu sou georgiano e vou jogar pelo meu país”. Zhano acabou por participar no jogo frente à Squadra Azzurra e tornou-se no jogador mais jovem a actuar com a camisola da selecção principal da Geórgia.

As suas exibições não têm passado despercebidas aos grandes clubes europeus e há já nomes sonantes a sondarem o jovem craque, entre os quais Arsenal, Liverpool, Juventus, AC Milan e Manchester United. No entanto, o director desportivo do Spartak Moscovo, Dmitri Popov, já fez saber que o clube não está interessado em vendê-lo e que apenas pretende negociá-lo quando o vínculo que o liga ao clube até 2014 estiver a terminar: “Ainda não recebemos propostas formais, mas também não pretendemos considerá-las durante os próximos três ou quatro anos”.

Vídeo:

De entre o vasto rol de clubes que seguem Ananidze, parece ser o Arsenal de Arsène Wenger o mais obcecado. De facto, o técnico francês é o melhor no que ao lançamento de jovens promessas diz respeito e pode ter aqui a possibilidade de fazer mais um grande jogador com a sua marca.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha visto este puto jogar, e é impressionante a já alguma maturidade que revela com 17 anos. Tem toque de bola, visão, timming...
Só espero que faça a melhor opção para a sua carreira e que não se meta num Real Madrid ou num Inter. O melhor para ele seria mesmo o Arsenal, Manchester ou o FCP :). Se não se perder, por certo, será craque de nível mundial, mas a vida de uma promessa de futebol dá muitas voltas....a ver vamos.

O Imperador

23 de novembro de 2009 às 16:44

Enviar um comentário