segunda-feira, 2 de julho de 2012

Oscar (SC Internacional)

Bookmark and Share



Em Agosto do ano passado, na final do Campeonato do Mundo de sub-20, Portugal viu cair por terra o sonho do tri na competição. Mas para Oscar, médio habilidoso do Internacional de Porto Alegre, este foi um jogo para mais tarde recordar. Autor dos 3 golos do escrete na partida, o jogador de 20 anos saltou para a ribalta e tem sido uma das promessas que mais tem dado que falar no Brasil, tanto pela sua forte vocação futebolística como pela polémica que envolveu uma disputa dos seus direitos entre São Paulo e Internacional.

Oscar fez toda a sua formação no São Paulo. Foi aí que cresceu como atleta e ainda muito novo, em 2007, tornou-se campeão mundial de sub-17. No ano seguinte, voltaria a repetir o feito e venceu o Mundial do mesmo escalão com a selecção do Brasil. As conquistas com a canarinha e a ascensão à equipa principal do São Paulo em 2008 tornaram Oscar um sério caso de popularidade no Morumbi. Quando Muricy Ramalho chamou-o a treinar com os seniores, logo os adeptos trataram de apelidá-lo como o novo Kaká.


Nome: Oscar dos Santos Emboaba Júnior
Nascimento: 09/09/1991 (20 anos)
Naturalidade: São Paulo - Brasil
Altura: 179 cm
Peso: 66 kg
Posição: Médio
Clube: SC Internacional - Brasil
Percurso: São Paulo (2004-2009), Internacional (desde 2009)
Nº Camisola: 10


Ainda assim, a sua estreia na formação principal só ocorreu no ano seguinte. No campeonato Paulista de 2009, em partida frente ao Mirassol, o jovem médio, na altura com 17 anos, entrou a 8 minutos do fim e contribuiu para a vitória do São Paulo por 5-0. Ao longo da época na Série A, Oscar não chegou a ser titular em nenhum jogo mas actuou como suplente utilizado em onze partidas. Em Dezembro de 2009, Oscar descobriu ilegalidades no seu contrato e recorreu aos tribunais para rescindir com o São Paulo, assinando livremente com o Internacional de Porto Alegre.

Com Jorge Fossati no leme do clube do Rio Grande do Sul até Maio de 2010, o jogador viu-se relegado para a equipa de sub-23. Mas a partir da entrada em cena de Celso Roth, adjunto do seu antecessor e que pegou na equipa a meio do ano, Oscar passou a ter mais oportunidades e estreou-se como titular em partidas do Brasileirão frente ao Botafogo, a 21 de Novembro de 2010. Um mês depois, Oscar foi convocado para o Mundial de Clubes, uma vez que o Inter de Porto Alegre tinha sido o vencedor da Libertadores, mas apenas actuou 15 minutos nos dois jogos que a sua equipa realizou nesse torneio.

Após duas épocas em que completou a sua formação e deu os primeiros passos como futebolista profissional, primeiro no São Paulo e depois no Internacional, Oscar viveu em 2011 o seu ano de afirmação. Com 10 golos e 5 assistências em 26 jogos no Brasileirão, foi uma das grandes revelações da temporada e a boa prestação que teve no Mundial de sub-20, em que assumiu o papel de herói na final, tornou-o num dos alvos mais apetecíveis dos clubes europeus. O certo é que Oscar mantem-se ainda hoje no Brasil, apesar do assédio do Inter de Milão que parece disposto a pagar 15 milhões de euros pelo passe deste criativo médio ofensivo.

Vídeo:


Oscar Júnior define-se como um número 10 inteligente, capaz de actuar a bom nível também nas alas. Médio de grande versatilidade, foi assim que completou o seu hat-trick na final do Mundial de sub-20, frente a Portugal. Tem um instinto goleador apurado, o que se comprova pelos quatro golos que marcou no último campeonato estadual, ao serviço do Internacional. Recentemente, o clube de Porto Alegre viu-se obrigado a pagar 15 milhões de reais ao São Paulo, tornando esta a transferência mais cara de sempre entre clubes brasileiros. Oscar atravessa um excelente momento de forma e é uma promessa já quase consolidada, sendo uma das principais armas do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres.

Ricardo Abreu

4 comentários:

JPereira disse...

Vai ter mesmo de sair para a Europa se quiser ser um jogador de topo

2 de julho de 2012 às 17:29
joaonl disse...

Não Precisa ir para Europa para ser um jogador de topo.
Vejo o exemplo de Neymar, é muito badalado em todo o mundo mesmo jogando no Brasil.
Outros Exemplos que também surgem são os de Paulo Henrique Ganso e Lucas Moura.

4 de julho de 2012 às 01:13
JPereira disse...

Badalado pela imagem e algumas fintas. O Adriano, por exemplo, bastou-lhe estar em Itália para ter logo outra projecção. A verdade é q o campeonato brasileiro não é muito seguido, tirando alguns com contratos chorudos com empresas de marketing q os tentam levar para a europa para obter rendimento.
Pegando agora no jogador q o Sporting CP contratou, o indiano. Em termos de imagem naquela zona do globo, este será o supra sumo da zona ;) E o mais certo (espero estar errado lol) é nem ser lá grande jogador mas acaba por "crescer" apenas com o salto para a europa.

PS: E há tantos bons jogadores pelo Brasil!...

5 de julho de 2012 às 20:59
JPereira disse...

http://www.transfermarkt.co.uk/en/oscar-to-spurs/topic/ansicht_180_1686_page1.html

7 de julho de 2012 às 12:49

Enviar um comentário