segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Romelu Lukaku (RSC Anderlecht)

Bookmark and Share

Se há algum nome que tem sido manchete dos jornais desportivos belgas, esse nome é certamente o de Romelu Lukaku, a última grande revelação do Anderlecht. Este jovem, de apenas 16 anos, tem feito um início de época magnífico e, naquela que é ainda a sua primeira temporada como jogador profissional, é já um dos melhores marcadores da sua equipa no campeonato, com cinco golos em oito jogos. Esta sua veia goleadora é, aliás, uma característica que nasceu já consigo (tem uma impressionante média em toda a sua carreira de mais de um golo por jogo) e há já quem o compare a Emile M’Penza ou, mais radicalmente, à estrela maior da Costa do Marfim, Didier Drogba.

Descendente de pais congoleses, Romelu Lukaku começou muito cedo a sua carreira futebolística. Aos quatro anos ingressou no modesto Rupel Boom FC, no qual permaneceu uma época antes de se mudar para o KFC Wintam. Em 1999, o jovem transferiu-se para o Lierse, uma equipa de certa expressão no futebol belga, e graças ao seu porte atlético bastante evoluído para a sua idade foi actuando quase sempre com jogadores quatro anos mais velhos. Mesmo sendo o benjamim da equipa, Lukaku obteve marcas espantosas, tais como elucidam os seus 130 golos em 68 jogos pelos sub-12 e sub-13.

Em 2005, o belga-congolês deu o salto para o FC Brussels, no qual deu seguimento à sua saga dos golos, abanando por 68 vezes as redes adversárias em outros tantos jogos. No ano seguinte, os dirigentes do Anderlecht resgataram-no e em 88 partidas nas divisões inferiores, onde joga também o seu irmão Jordan, Lukaku marcou por 121 vezes. Estes feitos mereceram-lhe a subida aos sub-21 e, numa altura em que o número de clubes a sondarem-no era enorme, ingressou no plantel sénior dos Mauves.



Nome: Romelu Lukaku
Nascimento: 13/05/1993 (16 anos)
Naturalidade: Antuérpia - Bélgica
Altura: 192 cm
Peso: 95 kg
Posição: Avançado
Clube: RSC Anderlecht - Bélgica
Nº Camisola: 36



Do Chelsea chegou mesmo uma proposta aliciante, mas o jogador preferiu permanecer nos quadros do clube belga, com o intuito de ganhar maturidade e de completar os seus estudos em Relações Públicas. A sua estreia oficial deu-se a 24 de Maio de 2009 – poucos dias após completar 16 anos e assinar um contrato profissional com o clube até 2012 – numa partida frente ao Standard Liège, a contar para os playoffs que decidia o campeão da Jupiler League.

Na presente temporada, este verdadeiro diamante em bruto não podia exigir mais de si mesmo. Aos poucos foi ganhando espaço no onze titular, e à 12ª jornada do campeonato leva já cinco golos na sua conta pessoal. O primeiro foi apontado na partida frente ao Zulte Waregem, carimbando o seu nome na história do clube como o mais jovem de sempre a marcar um golo. Na Liga dos Campeões também fez história: entrou aos 71 minutos no jogo frente ao Lyon e tornou-se no mais jovem de sempre a participar num jogo da liga milionária.

As suas características físicas contribuem para que possa actuar como ponto de referência na área adversária, sendo que o seu forte jogo aéreo dificulta bastante a tarefa dos seus marcadores directos. Com uma impressionante velocidade para a sua envergadura (1,92 m e 95 kg) e com um óptimo sentido posicional, Lukaku tem ainda o dom de aplicar portentosos remates com as suas grandes chuteiras (calça o número 49).

E se no clube as coisas vão bem, o que dizer da selecção? Ao segundo jogo pelos sub-21 da Bélgica fez o gosto ao pé, num jogo frente à Eslovénia, não se deixando intimidar mesmo jogando ao lado de jogadores até cinco anos mais velhos que ele.

Vídeo:

Chelsea, Arsenal, Manchester United, Inter de Milão, AC Milan, Real Madrid... Uma verdadeira avalanche colossal que acompanha todos os passos desta promessa e que promete uma luta acesa pela sua aquisição. Estejam atentos a este nome…

Pedro Nogueira

2 comentários:

Anónimo disse...

bom blog
espalhem no

16 de dezembro de 2010 às 22:11
JPereira disse...

Emprestado ao West Brom

30 de agosto de 2012 às 17:10

Enviar um comentário